Leia : UNE quer 10 mil estudantes no FSM de Belém
A partir do dia 27, a cidade de Belém, no Pará, vai sediar o 9º Fórum Social Mundial (FSM), que apresenta, nesta edição, o tema ‘Um Novo Mundo É Possível‘. O evento acontecerá até 1º de fevereiro.
Durante os seis dias, Belém assume o posto de centro da região para abrigar o encontro de ativistas de mais 150 países. Algumas atividades serão realizadas nas tendas temáticas da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Federal Rural da Amazônia (UFRA). A escolha pelas tendas foi feita para contemplar a demanda de público – os locais poderão receber de 300 a 750 pessoas por dia.
O Fórum Social Mundial nasceu no Brasil e agora se estende a quase todos os países da América do Sul e de outros continentes. Neste ano, que o FSM retornou ao Brasil.
Entre os objetivos, estão a construção de um mundo de paz, justiça, ética e respeito pelas espiritualidades diversas; livre de armas, especialmente nucleares. Luta pela ampliação e descolonização de conhecimento, cultura e comunicação; pela criação de um sistema compartilhado de conhecimento e saberes; e pela construção de economia democratizada, emancipatória, sustentável e solidária, com comércio ético e justo, centrada em todos os povos; e pela defesa da natureza como fonte de vida no planeta Terra.
Informes sobre o Fórum Social Mundial
Período: 27/1 a 1º/2
Cidade: Belém/Pará
Características: O FSM é um espaço de debate democrático de ideias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e organizações da sociedade civil. Após o primeiro encontro, em 2001, configurou-se como processo mundial permanente de busca e construção de alternativas às políticas neoliberais. Essa definição está na Carta de Princípios, principal documento do FSM.
Ação: O Fórum, caracterizado também pela pluralidade e pela diversidade, de caráter não confessional, não governamental e não partidário, propõe-se a facilitar a articulação, de forma descentralizada e em rede, de entidades e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de um outro mundo, mas não pretende ser uma instância representativa da sociedade civil mundial.
Organização: Serão 14 tendas divididas entre as universidades federais do Pará, que também serão espaços de debates, seminários, conferências, assembleias e atividades culturais.
Atividades: As diversas atividades do FSM serão realizadas em torno de alguns objetivos, definidos após a realização de uma ampla consulta pública a diversas organizações e entidades participantes do processo do FSM.
CP
Comentários
Isoo será pra minha pesquisa nunca imaginei que esitia pessoas que nem você INTELIGENTE !!! obrigado pelo resumoo ..
Parabens!!
isso foi otimo pra minha pesquisa de geografia se todas as pesquisas que eu fisse fosse assim so tirava nota 10
Gostaria de saber como se faz para conseguir o certificado de quem participou do Forum Mundial em Belém do Pará.
Olá meu nome é Fabiana Pimentel estudante de psicologia da UMESP em São Paulo, sou paraense e fico muito feliz por está oportunidade da realização do FSM na minha querida Belém, sinto apenas por não está presente neste evento tão importante. Espero que todos aproveitem bem está oportunidade e valorizem cada vez mais nossa cultura.
Abraços pra todos… e muitas saudades da minha querida Belém!
É MUITO BOM SABER QUE TEM MUITAS PESSOAS QUE SE PREOCUPA COM A NATUREZA. PARABÉNS AOS ORGANIZADORES E AO POVO DE BELÉM DO PARÁ E O MEU CARINHO AOS PARTICIPANTES DE CAMPINAS SP E DE TODAS AS REGIÕES QUE FORAM A ESTE FÓRUM. AMO O NOSSO BRASIL.
Parabéns a todas essas pessoas que estão ai em Bélem discutindo essas problematicas e tentando achar soluções para esse nosso Brasil tão vasto de pessoas,culturas e riquezas naturais…
SOU PARAENSE DE BELÉM DO PARÁ E ESTOU BASTANTE ALEGRE
PELA REALIZAÇÃO DO FORUM, NA MINHA CIDADE. ESPERO QUE AS
PROPOSTAS NÃO FIQUEM SÓ NO PAPEL, POIS, O MUNDO PEDE S.O.S
OLÁ, POVO DA TERRA, AJUDEM A AMAZÔNIA, NÃO DEIXEM DESMA
TAREM, OLHA O EFEITO ESTUFA. SE COTINUAR, VAMOS ANTECIPAR A
DESTRUIÇÃO DO MUNDO. ESTA TERRA VAI PEGAR FÔGO, AONDE É
QUE VOCÊ VAI MORAR ? POIS, EU VOU MORAR NO CÉU. VOCÊ QUER
MORAR NO CÉU, ACEITA JESUS COMO TEU ÚNICO SALVADOR. QUE DEUS ABENÇOE A TODOS.
ELIAS
Estou muito feliz do 9º forum social mundial esteja ocorrendo em Belém, nascir e moro aqui há 16 anos. Tenho certeza que para todos os paraenses é um prazer receber todos aqui.
mesmo distante fisicamente meu coração est com vc..
Fico muito feliz em saber que este grandioso acontecimento estará ocorrendo hoje em Belém, sou paraense , e amo Amazonia, a natureza em geral, e realmente não haveria lugar melhor para ocorrer este evento,(devido diversidade fauna e flora), temos que cuidar do nosso mundo, e das pessoas que vivem nele, sempre buscando o amor , a paz , a igualdade e união entre todos, pois assim somos capazes realmente de encontrar soluções para aqueles acontecimentos que estão ocorrendo em nosso mundo.Deus abençõe todos!
Faremos o possivel para contribuir da melhor forma com idéias, sugestões e proposta com o FORUM SOCIAL MUNDIAL, pretendemos participar. sendo da FUNAI de Tangará da Serra – MT Carlos Marcio Vieira Barros Administrador Regional e DANIEL MATENHO CABIXI indio e indigenista consagrado nacional e internacionalmente na defesa dos direitos indígenas.
Tive a grande oportunidade de morar em Belem há 18 anos atrás, casei e voltei para o Rio Grande do Sul, onde tive meus dois filhos, estamos nos organizando para viajar para Belém quando fizerem 18 anos, para que possam conhecer as raízes e esta bela cidade onde conheci o pai deles e vivi anos de muita felicidade, saudades de tudo, cheiro,gosto, sotaque,lugares,é com muita alegria que acompanharei a distância o FORUM SOCIAL MUNDIAL, onde com certeza serem discutidas e aprovadas atitudes em prol da Natureza representada pela grande Região Amazônica.Meu carinho a este povo maravilhoso, paz,sucesso e sabedoria aos organizadores e participantes.Um grande abraço de uma gaúcha saudosa desta terra abençoada!Do Oiapoque ao Chuí, Deus abenços o nosso Brasil!