Tomate: o grande vilão


A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), divulgada ontem pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), encerrou 2008 em 6,07%. O superaquecimento da economia mundial e a disparada internacional das commodities (produtos básicos com cotação em bolsa) ajudaram a puxar a alta do indicador. A expectativa é de que, com a crise financeira, a demanda caia, pressionando bem menos o bolso do consumidor brasileiro nos próximos meses.

No ano passado, os protagonistas da elevação de preços foram os alimentos. Eles acumularam alta de 10,15%. O tomate, apontado como o grande vilão, variou 110,47% por causa da sazonalidade da produção, clima e variações no custo do frete. Já o pão francês subiu 21,52% e a comida de restaurante, de acordo com o levantamento, ficou 10,27% mais cara. Entre os produtos que ajudaram a conter uma elevação ainda maior do IPC-S estão o feijão carioquinha (-26,69%) e a batata-inglesa (-17,80%).

Outras classes de produtos ou serviços também registraram elevações. Foi o caso do grupo “saúde e cuidados pessoais”, que subiu em 2008 6,27%. O terceiro colocado no ranking dos que mais contribuíram para o salto do IPC-S no ano foi o item “educação, leitura e recreação”, com alta acumulada de 5,77%. O aluguel residencial subiu em 2008 6,04%.

Neste início de ano, despesas com educação, transportes e habitação ainda vão subir um pouco, mas as projeções dos economistas indicam que, ao longo do semestre, esses gastos tendem a equilibrar-se. O IPC-S é considerado a inflação mais sensível ao consumidor. Para medi-la, a FGV faz levantamentos em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife.

Luciano Pire/CB

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