Memorial Jackson do Pandeiro


O maior ritmista do Brasil

O maior ritmista do Brasil

O Memorial Jackson do Pandeiro abriu suas portas no dia 19 de dezembro, na Rua Apolônio Zenaide 687, no centro de Alagoa Grande, Terra natal do músico e compositor.

O local reúne em exposição permanente documentos, discos, vestuários, objetos, fotografias, entre outras centenas de peças de familiares, colecionadores e amigos do artista. Um casarão de 1898, onde funcionava a antiga prefeitura, foi restaurado e adaptado ao equipamento, que também vai abrigar os restos mortais de Jackson do Pandeiro, ora enterrado no Cemitério do Caju, Rio de Janeiro, e será traslado para sua terra natal, após 26 anos do falecimento.
A cidade na ganha somente o memorial, ganha também um gigantesco pórtico em forma de pandeiro, instalado na entrada do município. O instrumento tem os dizeres ” “Alagoa Grande – Terra de Jackson do Pandeiro”.O paraibano Jackson do Pandeiro foi o maior ritmista da história da música popular brasileira e, ao lado de Luiz Gonzaga, o responsável pela nacionalização de canções nascidas entre o povo nordestino. Pelas cinco gravadoras que passou em 54 anos de carreira artística estão registrados sucessos como Meu enxoval, 17 na corrente, Coco do Norte, O velho gagá, Vou ter um troço, Sebastiana, O canto da Ema e Chiclete com Banana.
O compositor morreu em 10/07/1982
Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Valdemiro Severiano  On outubro 1, 2012 at pm:26 pm

    Gostaria de saber um telefone fixo em Alagoa Grande que eu podesse me infornar melhor sobre o Memorial desse grande paraibano. Moro em Brasília e gosto de conhecer história de pessoas que somaram no contexto nacional e engrandeceram o nosso País.

  • zenildo  On maio 11, 2011 at am:47 am

    Gostaria de saber o telefone de contato com o memorial de jackson do pandeiro.
    aguardo resposta obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: