RS: ex-deputado condenado a 15 anos por assassinato


Depois de 15 horas de julgamento, o ex-deputado estadual e advogado criminalista Gudbem Borges Castanheira, 82 anos, foi condenado na madrugada de hoje a 15 anos de prisão por homicídio qualificado.

Ele cumprirá pena em regime fechado por ter sido o mandante do assassinato do informante da polícia Antônio Carlos Moraes Casagrande.

O irmão de criação do ex-parlamentar, Elpídio Teodoro Ferreira, 81 anos, acusado de ter sido o autor dos disparos, também foi condenado a 14 anos de reclusão. Gudbem poderá apelar da decisão, mas permanecerá preso. Elpídio também pode entar com recurso e responder em liberdade.

O ex-parlamentar sempre negou o crime ocorrido em setembro de 2003, dentro da Câmara de Vereadores de Soledade, no norte do Estado. Os promotores sustentaram que ele teria emprestado a arma para o irmão matar a vítima. Gudbem e Elpídio teriam se dirigido juntos até a Câmara, onde Casagrande se encontrava. O ex-deputado teria permanecido em outra sala, no interior da Casa, enquanto o irmão ia ao encontro do informante para matá-lo com quatro tiros.

O ex-parlamentar já havia sido condenado por outro homicídio, ocorrido em abril de 2005. Ele teria assassinato o advogado criminalista Júlio César Serrano, 55 anos, adversário político em Soledade. A vítima foi executada a tiros na praça central da cidade.

Gudbem passou três anos e cinco meses em regime fechado. Em setembro deste ano, depois de ter cumprido um sexto da pena de 18 anos e seis meses do tempo, acabou recebendo o benefício do regime semi-aberto.

ZERO HORA

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • sabrina  On dezembro 18, 2008 at am:12 am

    PRISÃO PERPÉTUA É O QUE DEVERIA EXISTIR PARA UM CRIMINOSO DESSA NATUREZA………………………………………………………. ELE ACHOU QUE IA MORRER IMPUNE POR TODOS OS CRIMES QUE COMETEU, QUE ALIÁS NÃO FORAM SÓ ESSES

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: