Depoimento de réu em videoconferência


O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (9) um projeto que permite ao Judiciário realizar depoimento de réus presos e testemunhas por meio de videoconferência. Como já foi aprovado pelo Senado, o projeto segue para a sanção do presidente Lula.

De acordo com o projeto, para utilizar o instrumento, o juiz terá que fundamentar a decisão. Será permitida a videoconferência quando houver risco à segurança pública, possibilidade de fuga do preso, risco de intimidação de testemunha pela presença do réu, entre outras hipóteses.

A intenção das audiências por videoconferência é reduzir gastos com locomoção de presos e dar mais segurança às audiências, em alguns casos. Em todo o Brasil, o gasto com o transporte de presos para audiências chega a R$ 1,5 bilhão, sendo R$ 840 milhões só em São Paulo.

Um dos relatores do projeto, o deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), afirma que o texto aprovado já foi negociado com todas as partes envolvidas. “O texto é resultado de entendimento inclusive com o Supremo Tribunal Federal”.

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: