São Paulo é tri e hexa do Brasileirão



O São Paulo conquistou neste domingo o sexto título do Campeonato Brasileiro de sua história, sendo o terceiro seguido. O inédito feito são-paulino veio com uma vitória sobre o Goiás, por 1 a 0, no Distrito Federal, o que não deu chances para o Grêmio, que ganhou por 2 a 0 do Atlético-MG, em Porto Alegre, e terminou em segundo lugar. A 38.ª e última rodada do campeonato também definiu Cruzeiro e Palmeiras como os dois últimos classificados para a Libertadores de 2009, enquanto Vasco e Figueirense se juntaram a Ipatinga e Portuguesa entre os rebaixados.
Com três pontos de vantagem na liderança, o São Paulo entrou na última rodada do campeonato dependendo apenas de um empate para ser campeão. Mas fez mais do que isso, ao ganhar do Goiás no Estádio Bezerrão, na cidade-satélite do Gama, graças a um gol irregular do atacante Borges, que estava impedido na jogada. O Grêmio também fez sua parte neste domingo, ao derrotar o Atlético-MG no Olímpico, mas não foi suficiente para chegar ao título.

A última rodada do Brasileirão foi marcada por uma polêmica na arbitragem. No sábado, a CBF recebeu uma denúncia de tentativa de manipulação de resultado e resolveu mudar o árbitro do jogo Goiás x São Paulo. Assim, Wagner Tardelli deu lugar a Jailson Macedo Freitas. A entidade evitou dar detalhes sobre o caso, o que promete fazer apenas nesta segunda-feira, quando também deve iniciar uma investigação.

Independente da polêmica na arbitragem, o São Paulo confirmou seu favoritismo e chegou ao incontestável título. Além disso, conseguiu alguns feitos históricos: é o primeiro clube a ser campeão três vezes seguidas no Brasileirão e é também o primeiro a ganhar o campeonato em seis ocasiões – as outras foram em 1977, 1986, 1991, 2006 e 2007. Essa também é a primeira vez que os são-paulinos comemoram um tricampeonato, levando em consideração todas as competições que disputaram.
Um fato curioso aconteceu nesta edição do Brasileirão: três jogadores terminaram empatados na artilharia do campeonato, todos com 21 gols. Washington, do Fluminense, e Keirrison, do Coritiba, marcaram um gol cada neste domingo, juntando-se a Kleber Pereira, do Santos, como os principais goleadores da competição.

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: