Rio Grande do Sul promove seus espumantes


O governo gaúcho lança nesta terça-feira à noite campanha publicitária para promover os espumantes produzidos no Rio Grande do Sul, que responde por cerca de 90% da oferta nacional da bebida. De acordo com dados da Secretaria da Agricultura, o consumo de espumantes nacionais cresce entre 10% e 15% desde o ano 2000.

Com a crescente popularização do espumante, a alta temporada de vendas do setor vinícola da Serra gaúcha já não se encerra na virada do ano, com as festas de Réveillon. O esforço de preparação de estoques e distribuição agora visa contemplar o abastecimento até o final do verão.

Desde 2002, a comercialização de espumantes duplicou. No mercado interno, a produção passou de 4,26 milhões de litros para os 8,56 milhões registrados no ano passado. A escalada foi ainda mais significativa no mercado externo. Segundo dados da União Brasileira da Vitivinicultura (Uvibra), há seis anos, o país exportou unicamente 625 litros. Em 2007, o volume subiu 5.193%, ou 53 vezes mais, chegando a 33.086 litros.

Por meio de convênio assinado nesta terça, o Estado repassará R$ 4 milhões ao Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) para uso em ações durante 2009. Os recursos sairão do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis), que desde 2007 destina 25% de sua arrecadação diretamente ao Ibravin.

A Comissão de Agricultura da Câmara realiza na quarta-feira audiência pública em Brasília para discutir problemas do setor vinícola. A pauta prevê tributação, acordos comerciais com Argentina e Chile, registros de fiscalização e escoamento da produção, entre outros temas.

AE

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: