Saúde: cura do câncer infantil é de 85%


O Instituto Nacional de Câncer (Inca) e a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica lançaram nesta quinta-feira, Dia Nacional do Combate ao Câncer, a publicação “Câncer na criança e na adolescência no Brasil”. O livro registra a queda no índice de mortalidade do câncer infantil no país. Se há 30 anos a taxa de mortalidade era de 85%, hoje esta é a porcentagem da chance de cura.

As leucemias são o tipo de câncer mais comum entre crianças e adolescentes em todo o mundo. No Brasil, elas representam 29% dos casos. Já os tumores do sistema linfático (linfomas) representam 15,5% dos casos e aqueles do sistema nervoso central, 13,4%.

Das 20 cidades que forneceram dados epidemiológicos para o estudo do Inca, Goiânia é aquela com maior incidência de câncer em crianças e adolescentes. Entre 1999 e 2003, foram registrados 212 casos em meninas e 249 em meninos. A média nacional é de 108 casos para meninas e 160 para meninos.

A medicina ainda não sabe por que o câncer é mais freqüente em indivíduos do sexo masculino. Em relação à mortalidade, a média é de 40 óbitos para cada um milhão de crianças.

Leia mais: alimentação correta previne tumores

INCA

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • sandra  On março 19, 2009 at pm:43 pm

    Minha filha teve rabdomiossarcoma e faleceu um ano apos o inicio do tratamento, tava tudo dando certo ela reagiu uito bem a todo o tratamento mais quando a medica estava pensando que estavamos no final rumo ao transplante aparecu um tumor no celebro ela nao resitiu

    bom a pergunta é, pode ter sido emocional ???
    ela havia perdido o pai dela em um acidente 3 meses antes da doença ser diagnosticada, e sentiu muito mesmo e era muito apegada ao pai…

  • barbara  On janeiro 29, 2009 at pm:08 pm

    Minha Filha teve retinoblastoma unilateral e eu acho que a causa foi radiação por que quando eu estava graviada de 03 meses eu entrei numa sala de rx sem mim dar conta do perigo.

Trackbacks

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: