Portador de paralisia cerebral tira oitavo lugar em vestibular


Aos 29 anos, Rodrigo Kich é o protagonista de uma história de superação. O estudante, portador de paralisia cerebral, sempre teve de vencer obstáculos ao longo da vida e, agora, conquistou o que ele e a família estão chamando de “uma grande vitória”. O Digão, como é conhecido, foi aprovado em 8.º lugar no vestibular para o curso de Serviço Social.

Em seu blog na Internet (http://digaokich.blogspot.com/), ele expressa em texto o que a deficiência motora não permite que pronuncie. “Agora, eu vou falar: eu passei no vestibular…” Apesar da dificuldade para andar e pronunciar as palavras, Rodrigo não tem perdas cognitivas, o que lhe permite um desenvolvimento escolar regular.

Mas, no início, não foi fácil. A mãe, a serviços gerais Anilce Kich, 48, conta que quando o menino nasceu, os médicos disseram que ele não caminharia. “mas eu nunca me acomodei, sempre corri atrás e batalhei por ele”, disse, emocionada. Aos 7 anos, Rodrigo já caminhava, para a surpresa de todos e, aos 12, deixou a escola para alunos com deficiência e foi integrado no ensino regular.
Os desafios continuam

Por onde passa, Rodrigo faz amigos. Participa de grupos de jovens, se dá bem com toda a vizinhança e tem uma turma de amigos que o admira no seu blog e em sua página no Orkut. É por meio do computador que ele se comunica com o mundo. Semana passada, ele exibia todo faceiro, ao lado da mãe, a faixa que mostra sua aprovação no vestibular. Ele diz que, com a formação em Serviço Social, quer ajudar pessoas como ele a serem incluídas na sociedade. Uma missão que tem um custo alto para a família de baixa renda do bairro Canudos.

A mãe é a única provedora de renda da casa e Rodrigo recebe auxílio do governo, por ser portador de deficiência. Mesmo assim, Anilce admite que não vai ser fácil sustentar o curso. “

Luísa Medeiros/Jornal NH

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: