Máfia: Itália confisca bens de empresário


A Direção de Investigações Antimáfia italiana confiscou nesta terça-feira um patrimônio de 700 milhões de euros, em dinheiro e imóveis, do empresário Giuseppe Grigoli, que operava no ramo da distribuição alimentar e que geria com exclusividade os supermercados Despar no oeste da Sicília.  A medida foi emitida pelo tribunal da cidade siciliana de Trapani.
Grigoli, de 60 anos, havia sido preso no último dia 20 de dezembro acusado de associação mafiosa e de ser o “caixa” do “chefe” Matteo Messina Denaro.

No último mês de janeiro, 300 milhões de euros em bens já haviam sido confiscados do empresário.
A medida de prevenção patrimonial de hoje se refere a uma “série de atividades e movimentos financeiros realizados pelas empresas Grupo 6 Gdo e Grigoli Distribuição, assim como inúmeros outros grupos, que tinham o empresário como chefe”.

Grigoli, considerado homem muito próximo do chefe mafioso Messina Denaro, é um dos mais ricos empresários sicilianos, conhecido como ‘o rei dos supermercados Destar’.

Segundo os investigadores, que o acusam de associação mafiosa, Grigoli contribuía com o caixa do clã de Trapani e em seus negócios havia empregado homens próximos a esta família mafiosa.

O nome de Grigoli apareceu pela primeira vez em uma investigação após a captura do super chefe mafioso Bernardo Provenzano e a descoberta de algumas mensagens assinadas pelo “chefe” Matteo Messina Denaro.  Contra o rei dos supermercados estão também as declarações de um mafioso arrependido agrigentino, Maurizio Di Gati.

Os bens confiscados, no valor de 700 milhões de euros, são: 12 empresas, 220 edifícios e mansões e 133 terrenos de 60 hectáres cada um.

ANSA

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Trackbacks

  • Por Nilnews Brazil 18/11/2008 « NILNEWS BRAZIL em novembro 18, 2008 às pm:44 pm

    […] Tags: Crime, Despar, Giuseppe Grigoli, Internacional, Italia, Justiça, Máfia Postado em Crime, Internacional, Justiça | Editar | Nenhum comentário » […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: