Células-tronco aplicadas a lesões medulares


Pesquisadores da PUC do Paraná estão desenvolvendo trabalhos sobre a utilização de células-tronco no tratamento de lesões nas áreas de ortopedia e traumatologia. No Laboratório de Lesões Medulares e Trauma Experimental da universidade, são realizadas duas pesquisas nessa linha. Uma está relacionada à lesão medular por trauma.

Os testes feitos em animais têm apresentado bons resultados, segundo o diretor do laboratório, Luiz Roberto Vialle, que participou, em Porto Alegre, do 40º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia (40º CBOT), no Centro de Eventos da Fiergs.
A segunda pesquisa em andamento, que está na fase inicial, teve o projeto aprovado pelo CNPq. O trabalho envolve as degenerações e os desgastes provocados na coluna. A nova terapia, que começa a ser testada em animais, poderia substituir as cirurgias traumáticas em pacientes com problemas nessa área.
Além das inovações científicas, o congresso, que terminou no sabado, se destaca pela preocupação ambiental. Segundo o presidente do 40º CBOT, Osvandré Lech, o monóxido de carbono emitido devido ao evento será compensado com plantio de árvores.

CP

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • carlos donizete dos santos  On julho 5, 2010 at pm:21 pm

    eu sou um lesionado medular e gostaria de saber como esta as pesquisas sobre essas lesões.
    e se e possivel ser voluntario na pesquisa sobre a possivel regeneração

  • Marcia  On agosto 16, 2009 at pm:10 pm

    Gostaria de saber o q existe de mais recente no tratamento
    de lesão medular.

  • rosemi duarte de barros  On julho 30, 2009 at pm:14 pm

    desde 1997 quando surjiu o projeto de pesquisa com celulas-troncos,os cientitas ja descobriram varias formas de pesquisas,mas ate então ainda não chegaram há uma conclusão definitiva,a lei com pesquisas com celulas-troncos embrionaria foi aprovada,mas assim ainda não chegaram ha uma conclusam,e nos que precisamos do tratamento ficamos cada vez mas anciosos,sei que essa pesquisa requer muita atenção e cuidado,mas ja tem muito tempo.precisamos de resutados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: