Crise Mundial: Japão entra em recessão


O Japão entrou em recessão no terceiro trimestre de 2008, ao registrar uma contração (0,1%) no crescimento de sua economia pelo segundo trimestre consecutivo, confirmaram dados oficiais divulgados nesta segunda-feira.

Com o anúncio, Japão engrossa a lista de países em recessão técnica, ao lado de Hong Kong, Cingapura, Nova Zelândia, Alemanha e Itália.

Na última sexta-feira, também foi confirmada pela primeira vez na história que a zona do euro entrou em recessão técnica, após a economia da região apresentar a segunda contração trimestral consecutiva entre julho e setembro.

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • hanay  On dezembro 17, 2008 at pm:16 pm

    quero saber se è arriscado viajar para o japao agora nesta crise. obrigado

  • Mauro  On novembro 26, 2008 at pm:10 pm

    O trabalho do graduando rendeu um projeto de inclusão social na biblioteca Carlos Drummond de Andrade, em Ceilândia Norte-DF. O Professor, Mauro Cesar Bandeira propôs à diretora da biblioteca a criação de uma oficina de quadrinhos para crianças e jovens da região a fim de desenvolver um trabalho social durante o tempo ocioso. A idéia surgiu porque o graduando percebeu a ausência de atividades educacionais que incentivassem crianças e jovens de Ceilândia. “No início achei que o projeto seria inviável”, afirma Honorita Luzia Barbosa. “Comentei com minha família e os meus netos mostraram tanto interesse que resolvi testar”, conta a diretora.
    Honorita diz que a biblioteca ficou mais conhecida depois da inclusão do projeto. “As estatísticas provam que a freqüência dobrou depois da inclusão da oficina”, afirma Honorita.”É muito gratificante ver a biblioteca lotada de crianças e jovens”, comemora.
    A oficina funciona aos sábados, das 8h às 12h, e conta com oito professores de quadrinhos. O sucesso foi tão grande que toda a família participa. Atualmente o projeto atende a 140 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. “A oficina incentiva crianças e jovens nos estudos”, garante Mauro. “Os quadrinhos auxiliam na memorização do conteúdo escolar”, confirma.
    Todo o trabalho desenvolvido durante o projeto fica exposto no saguão da biblioteca. Para comemorar o aniversário de 14 anos da instituição, a diretora está preparando uma exposição com todos os quadrinhos desenvolvidos durante o projeto. “Teremos uma grande festa regada a quadrinhos e atividades para todos”, entusiasma-se a diretora.
    Administração dá o seu apoio
    O projeto conta com o apoio da Administração de Ceilândia, que doa todo material utilizado na oficina. Lápis de cor, papel, caneta nanquim, CDs, DVDs e quadros foram cedidos para o projeto. “A oficina tira as crianças das ruas e da ociosidade, além de reduzir a criminalidade”, acredita o administrador Leonardo Moraes.
    “São talentos escondidos por falta de oportunidade que precisamos despertar”, defende Moraes, que atua em 89 escolas públicas de Ceilândia com 88 mil alunos.
    O baixo custo do projeto chama a atenção. “Investimos apenas R$ 1.500 e o retorno não tem preço”, diz o administrador. “O que não for gasto em oportunidades para as crianças e jovens será gasto em segurança pública no futuro”, acredita.
    E a oficina já colhe bons frutos. Grandes empresas do mercado já estão de olho no trabalho das crianças e dos jovens. “Alguns têm futuro garantido no mercado de trabalho”, assegura Moraes. “Uma grande empresa da capital pretende fazer um campeonato com os participantes e aproveitar os melhores talentos”, adianta o administrador.
    Os participantes da oficina estão elaborando uma revista para a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). A idéia é mostrar a importância da água em Sobradinho por meio dos quadrinhos.
    “Ficamos lisonjeados com o convite”, conta o colaborador do projeto, Anderson Costa. “A revista vai incentivar ainda mais os participantes”, aposta.
    Outro apoio que o projeto recebe é da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, que doou uma mala de gibis para a oficina. “Os gibis servem de inspiração para o projeto”, acredita Costa. “Deles os alunos tiram idéias e desenvolvem a criatividade”, enfatiza o colaborador.
    contato Mauro:(61) 8506-2821 (61) 3377-8781 Biblioteca: (61) 3901-1360

Trackbacks

  • Por Trackback em novembro 16, 2008 às pm:07 pm

    Public Post…

    Su Articulo: [1734409] ha sido indexado
    RSS Search Engine.
    From Colombia…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: