Ensino Médio obrigatório até 2010


O governo quer tornar Ensino Médio obrigatório até 2010 e a expectativa é de que o Congresso Nacional discuta logo a questão. Autoridades e educadores debatem o tema em seminário internacional para secretários estaduais de Educação, em São Paulo.

O Ministério quer tornar obrigatório o estudo para crianças de quatro a 17 anos, o que abrangeria a pré-escola e o ensino médio. A proposta já foi encaminhada, por escrito, ao presidente Lula pelo ministro Fernando Haddad.

Atualmente, a lei prevê obrigatoriedade só para o ensino fundamental, de seis a 14 anos, nos estados, e nos municípios que adotaram o ensino fundamental de nove anos, de sete a 14 anos, onde a lei não foi implantada.

A Secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, reconheceu que a medida precisa ser negociada e com regras de transição e adaptação e disse que é necessário mais financiamento para garantir a implantação até 2015.

O representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny, lembrou que a educação brasileira não está numa boa colocação em relação a outros países e disse que há muito que fazer e que é uma obrigação do Estado oferecer uma escola adaptada às necessidades da população.

JP

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • romeu gomes de miranda  On setembro 13, 2009 at pm:51 pm

    Acho que muito mais importante que estender a obrigatoriedade até o ensino médio, é implementar o ensino de tempo integral. Mudou muito o perfil da sociedade brasileira nos últimos 40 anos. A mulher passou a trabalhar fora. As crianças e adolescentes, especialmente aquelas pertencentes às camadas de baixa renda, no retorno da escola de um turno, não têm com quem ficar, não têm alimentação garantida, não têm ningém para orientar-lhes nas tarefas escolares, não têm nada. Nada não! Têm a rua, onde ficam à mercê do mundo, à mercê do crime organizado. Só uma escola de horário integral poderia resolver este drama.

  • cirlei bittencourt tende  On julho 7, 2009 at pm:09 pm

    SOU PROFESSOPRA DE ENSINO FUNDAMENTAL, QUERO DIZER QUE FICARIA MUITO FELIZ SE ESSA MEDIDA REAMENTE FOSSE IMPTANTADA NO BRASIL. COM CERTEZA ISSO MUDARIA MUITO O MODO DE VIDA DA POPULAÇAO BRASILEIRA QUE DEIXA DE ESTUDAR AO CONCLUIR O ENSINO FUNDAMENTAL PARA IR EM BUSCA DE TRABALHO MESM,O COM POUCA INTRUÇAO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: