POA: Diário Gaúcho da RBS falseia pesquisa


A coordenação da campanha do prefeito José Fogaça acordou neste sábado indignada com o jornal da RBS, o Diário Gaúcho, que publicou o seguinte resultado da pesquisa do Ibope, que disponibiliza números falsos, todos eles favoráveis à candidata do PT, Maria do Rosário.

O jornal pegou os números da pesquisa induzida (com o nome dos candidatos), na qual são computadostambém votos em branco e de eleitores indecisos, para fornecer a pontuação de Fogaça, mas computou os votos válidos dados a Maria do Rosário (expurgados brancos e indecisos), o que produziu uma equação errada e que trabalha contra o candidato do PMDB.<

Eis o que publicou o Diário Gaúcho:- Fogaça, 51% – Rosário, 44%

Clique na imagem acima para ver a notícia com os números manipulados. Imagem retirada do site do jornal Diário Gaúcho de 25/10/2008 as 12:13.

Com isto, a diferença de 12 pontos, que é a verdadeira no caso dos votos válidos, caiu para apenas 7%, quase a metade, levando o eleitor a julgar que ocorre uma virada nas eleições de Porto Alegre.

A publicação já está sendo utilizada pelo PT, que anuncia “virada históica”em Porto Alegre.

O jornal Diário Gaúcho penetra fortemente nas vilas e nas camadas mais pobres. Sua tiragem é de 152.149 exemplares, a sétima maior do Brasil. O Correio do Povo, que ocupa a sexta posição, circula com 157.740 exemplares todos os dias. Zero Hora, o quinto colocado, tem uma circulação diária de 174.617 exemplares.<

O “erro”do Diário Gaúcho poderá levar a coordenação de campanha de Fogaça até a Justiça Eleitoral, o que poderá resultar na apreensão do jornal e em multas vigorosas contra a RBS.

Até o momento o jornal não falou sobre a publicação, já que não é possível saber, ainda, se o erro foi intencional ou não. Em situações parecidas, editores e repórteres do próprio jornal, responsáveis pela publicação,foram demitidos na mesma hora pela RBS. O presidente da RBS, Nelson Sirotsky, procurou Fogaça para se desculpar e comunicou que corrigirá o erro através de informações pela TV. As 12h27m, o principal site da RBS, o zerohora.com, disponibilizou nota onde admite o erro do Diário´Gaúcho.

Polibio Braga

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Rafaela  On novembro 23, 2008 at pm:00 pm

    eu acho isso uma poca vergonha passa noticia falsa para o povo…
    acho que falo portodos os leitores que esperamos que isso ñ se repita
    mas…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: