Célula-tronco da gordura do abdome recupera coração


Pela primeira vez, São Paulo vai usar células-tronco extraídas da gordura abdominal em cirurgias cardíacas. O objetivo é verificar se elas são capazes de recuperar músculos de corações lesionados em enfartes.
Realizado pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, o estudo contará com 200 pacientes, entre 40 e 75 anos, que precisam de cirugia de ponte de safena em razão de lesões coronarianas e enfraquecimento do músculo cardíaco. Metade fará a cirurgia convencional e a outra metade receberá a injeção da célula-tronco no coração.

“A expectativa é que a célula-tronco se transforme em vasos sangüíneos e em células cardíacas, para aumentar a força do batimento na parede do coração que estava parada”, afirma o médico Marcelo Sampaio, responsável pelo Laboratório de Biologia Molecular do Dante.

Cerca de 200 pacientes entre 40 e 75 anos serão envolvidos no estudo. São pessoas que precisam passar por uma ponte de safena em razão de lesões coronarianas e do enfraquecimento do músculo cardíaco. Metade dos pacientes fará a cirurgia convencional e a outra metade receberá a injeção da célula tronco no coração.

As cirurgias experimentais deverão começar já em novembro. Segundo o cardiologista, a retirada de células-tronco da barriga é um processo simples, que pode ser feito juntamente com a cirurgia.

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Emanuelle Resende  On novembro 9, 2009 at pm:27 pm

    Gostaria de saber mais a respeito da utilização de injeções de células-tronco em pacientes com déficit cardíaco ,pois meu sogro se interessou em procurar esse tipo de intervenção. Por favor, temos urgência em receber a resposta com os possíveis passos a serem seguidos para que possamos realizar esse tratamento com meu sogro.

    Atenciosamente,

    Emanuelle Resende

  • dione carvalho  On abril 20, 2009 at am:52 am

    associaçao de pais de crianças cardiopatas do estado do amazonas,entidade sem fins lucrativos,nos fomos os primeiros ha implantar um convenios de cirurgias cardiacas no estado do amazonas,por intermedio do governado do estado via secretaria de saude susam, pesso-lhe uma humildimente que nos ajude a fazer uma parceria juntos para melhorar o nosso atendimento

  • dione carvalho  On abril 20, 2009 at am:45 am

    sou presidente da apacc-am, temos um entidade que atende crianças com varias patologias liagado diretamente com ha cardiopatia, sou dione…e tudo começou com minha filha rafaelli cristine, tenho uma promessa com senhor deus e vou compri-la…..queremos fazer uma parceria…..de atendimentos mais imformaçoes 092/8109-2950/3233-6053

  • larissa bravo  On fevereiro 25, 2009 at am:35 am

    Quero saber como funciona as cirurgias de celula tronco no coração, e na diabetes pois meu pai sofre de problema de coração e de diabetes. e ele ta querendo saber pois está interessado em fazer a cirurgia.

  • Eduardo Buys  On outubro 23, 2008 at pm:33 pm

    Nilton, temos mil razões para torcer pelo sucesso destas cirurgias cardiacas, com célula tronco da gordura do abdomem.
    Alioás, mil e uma, porque a barriga finalmente vai ser extaltada. E, como ficarão os tanquinhos? rsrs
    Abraço, Edu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: