Gel nanofármaco para tratamento de queimaduras


Mais de 1 milhão de acidentes com queimaduras acontecem todo ano no Brasil. Para reduzir o tempo de tratamento de queimaduras e melhorar o local afetado, diminuindo seqüelas estéticas e funcionais, pesquisadores da Sobrapar – Hospital de Cirurgia Craniofacial de Campinas/SP – e dos Institutos de Química e Bioquímica da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Metrocamp desenvolveram uma formulação empregando nanotecnologia que, aplicada diretamente na pele sob a forma de nanocápsulas em gel ou pomada logo após o acidente, poderá ajudar a pele a se recuperar mais rapidamente.

“O processo inflamatório na pele queimada aumenta muito a produção de radicais livres. As fibras da pele se desorganizam, como conseqüência da queimadura”, diz a bióloga e pesquisadora da Sobrapar, Ana Beatriz Almeida, PhD. A pesquisa, financiada pela Rede de Nanocosméticos do CNPq, possibilitou a preparação em laboratório de formulações antioxidantes. Essas fórmulas são eliminadoras de radicais livres – capazes de destruir a membrana celular – e estão acondicionadas em nanocápsulas biodegradáveis e biocompatíveis, com propriedades que possibilitam sua tolerância pelo tecido em que forem inseridas, sem causar prejuízos ao organismo a curto e longo prazo.

“A composição do produto é ainda uma combinação de substâncias naturais e sintéticas ativadoras celulares, capazes de melhorar o processo de cicatrização e de inflamação dos tecidos”, explica Ana Beatriz, que realizou o estudo em parceria com Zaine Teixeira, aluna do Instituto de Química da Unicamp, sob a orientação do professor Nelson Duran.
“Entre as vantagens da nanotecnologia está a redução da toxicidade do composto e a possibilidade de permear algumas barreiras do organismo – como a camada que se forma em queimaduras e ferimentos. Essa camada normalmente impede a permeação dos fármacos em formulações tópicas convencionais. As nanocápsulas permitem ainda um tempo maior de circulação no organismo e a liberação gradativa do princípio ativo constituindo como um sistema de liberação sustentada de fármacos”, afirma Patrícia Melo (PhD do Instituto de Biologia da Unicamp e da Metrocamp).

A pesquisa teve início no ano passado em ratos. Áreas da pele dos ratos com queimaduras de terceiro grau foram tratadas durante sete dias com a substância aplicada diretamente na área queimada. Na seqüência, os pesquisadores mediram as enzimas antioxidantes para verificar a recuperação da pele. Os próximos testes verificarão os mecanismos de ação farmacológicos da substância em animais e in vitro (com cultura de células). O prazo para término da pesquisa é de um ano. Na seqüência, terão início os testes com humanos.

O hospital da Sobrapar realizou, no ano passado, um total de aproximadamente 20 mil atendimentos, dos quais 1200 foram de pacientes com seqüelas de queimaduras. O hospital é uma referência na América Latina para o tratamento gratuito de deformidades crânio faciais e fissuras lábio palatinas. Cerca de 60% dos pacientes são crianças de zero a 15 anos de idade. Atualmente o hospital conta com 16 leitos na enfermaria, um leito de isolamento, UTI pediátrica com dois leitos, três centros cirúrgicos e seis leitos de recuperação pós-anestésico.

Além do atendimento médico e paramédico multidisciplinar gratuito, a Sobrapar promove atividades de ensino – com a formação de profissionais nas áreas de cirurgia plástica, ortodontia, fonoaudiologia, psicologia e outras especialidades – e de pesquisa, com a investigação de novos métodos para prevenção, diagnóstico e tratamento relacionados à cirurgia plástica reparadora.

Mais informações:

Sobrapar
Telefone: (19) 3749-9700
E-mail: sobrapar@sobrapar.org.br

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • zenivaldo  On novembro 11, 2010 at pm:57 pm

    boa tarde doutor, meu nome é zeni tenho 24 anos e quando eu tinha uns 08 anos de idade sofri um acidente com alcool e me queimei muito tenho barriga e coxa queimados não sei dizer que gral são, mais estão bem feias e grandes ta tipo uma carne vermelha, gostaria de saber como faço um tratamento pois não aguento mais não poder andar sem camisa. muito obrigado

  • regiane pinheiro  On agosto 29, 2009 at pm:46 pm

    existe um tratamento que amenize o encolhimento da mão causado por queimadura?

  • regiane pinheiro  On agosto 29, 2009 at pm:42 pm

    faz 12 anos que queimei a minha mão direita num acidente domestico,foi queimadura deterceiro grau. o lado superior ficou todo encolhido ,existe um tratamento que possa amenizar o encohlimento?

  • rozangela  On maio 11, 2009 at am:18 am

    doutor tem como não ficar cicatriz de queimadura com alcool.nos braços e barriga,levantou bolhas e ficou meio marron…estou com medo de ficar cicatriz ou ficar mancas escuras,axo q manchas vai ficar,mas será q tem como elas sumirem…

  • daiane  On março 6, 2009 at am:53 am

    ola doutor meu nome é daiane ,sofri uma queimadura
    e ficou sequelas em meu rosto ,meu peito,mias pernas,
    queria saber como faco para marcar uma consulta

  • erica pitta rosa  On fevereiro 7, 2009 at am:39 am

    bom dia
    doutor gostaria de saber como fasso p/ operar de uma queimadura na perna ; na mao e no pé direito…. desde q me conhesso per gente tenho essa queimadura sou complexisada com isso .
    foi assidente domestico minha mae nao sabe explicar muito bem
    tenho 22anos e nao tenho codicoes de pagar por uma plastica . pesso q entre em contato com migo
    vou pedir muito a Deus pois tenho esperasças de um dia poder usar shots como toda mulher desde ja obrigada
    fone 2747-1421
    cel 98239041
    end:rua sao josé 15
    cep 08285-060
    cidade lider sao paulo.

  • weider nunes dos santos  On dezembro 12, 2008 at am:27 am

    ola sou weider moro em ubatuba litoral de são paulo
    tive um acidente a dois anos atras e tive uma queimadura na mão na parte superior gostaria de saber quais sao as possibilidades de tratamento para a pele voltar ao normal
    pois no local da queimadura fkcou uma cicatriz
    gostaria muito de marcar uma connsuta com vcs
    se é q ito é possivel
    obrigado

  • Anderson Toledo - Pr  On dezembro 4, 2008 at am:09 am

    OLÁ DOUTOR, MEU NOME É ANDERSON RAFAEL PEREIRA, TENHO 28 ANOS, SOU PÚBLICITÁRIO DO CURSO DE JORNALISMO DA FACULDADE FASUL DE TOLEDO – PARANÁ.
    SEMANA ATRÁS, (23 DE NOVEMBRO, EU, MINHA NAMORADA E MEU FILHO FOMOS ACAMPAR E O ENESPERADO ACONTECEU.
    FUI FRITAR UMAS BISTECAS NO DISC, QUANDO DEREPENTE AO COLOCAR ALCOOL COMBÚSTIVEL NA LATINHA EM BAIXO… BUMMMMMM, TUDO EXPLODIO.

    MEU FILHO DE 09 ANOS TEVE QUEIMADURAS DE 3° GRAU EM TODA A FACE E MEMBROS SUPERIORES, MINHA NAMORADA PARTE DA FACE E TAMBÉM OS BRAÇOS.

    NA HORA, FIQUEI DESORIENTEDO, COLOQUEI ELES NO FURGÃO QUE ESTAVA ELEVEI-NOS PARA UM HOSPITAL A 40 MINUTOS DE ONDE ESTAVAMOS.
    AOS GRITOS, LAGRIMAS E ATÉ RUIVOS ESCUTAVA MEU FILHO GEMENDO E MINHA NAMORADA IMPLORANDO POR SOCORRO. JAMAIS VOU ESQUEÇER DESTE DIA, TODA HORA QUE ME DEITO E FECHO MEUS OLHOS_VEJO FLASHS DAS IMAGENS MAIS FORTES DAQUELE MOMENTO, GRITOS O ESTOURO, MUITO FOGO E GENTE CHORRANDO.

    QUANDO PROCUREI NO GOOGLE SOBRE QUEIMADURAS, IMEDIATAMENTE ENTREI NO SEU LINK DEI UMA LIDA EM SEU CURRCULUM E PUDI NOTAR SUA HISTÓRIA PROFISSIONAL BASTANTE INVEJA´VEL PARA QUALQUER MÉDICO DO SETOR.

    PARABÉNS!!!

    MAS O QUE EU QUERO NA VERDADE, É SOCORRO. MEU FILHO ESTA HORRIVEL, MINHA NAMORADA, DESCONSOLADA E ISSO SÓ ACONTECEU A DUAS SEMANAS. SOU UMA PESSOA POBRE E MAL CONSIGO PAGAR A MINHA UNIVERSIDADE Q ACABEI DE TRANCAR PARA SOBRAR MAIS DINHEIRO AO Q FOR NECESS´RIO PARA ELES.

    SEI QUE FIZ ALGO IDIOTAMENTE IGNORANTE, MAS FOI SEM QUERER.

    SEI QUE O SENHOR TEM CONTATOS E UM CORAÇÃO ABENÇOADO POR DEUS, ME AJUDE A DAR UM TRATAMENTO A ELES, OU INDICAR ALGUM MÉDICO QUE NOS AUXILIEM NA RECUPERAÇÃO DAS PESSOAS QUE MAIS AMO.

    NÃO QUEWRO QUE SINTA DÓ DE MIM, APENAS AJUDEM MEU FILHO E MINHA NAMORAD.

    ANDERSON RAFAEL PEREIRA
    TOLEDO – PR
    RUA AMÉLIO TOMÉ – N°8853
    BHN SÃO FRANCISCO
    (45)8811-6474

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: