O padre polonês Tadeusz Rydzyk pretende iniciar uma operadora de telefonia celular católica que, além de tarifas econômicas, oferecerá serviços especiais como rezas em SMS, melodias cristãs ou fundos de tela com motivos católicos.
O padre Rydzyk, da ordem redentorista e fundador da rádio Maryja, planeja fundar o negócio com o apoio de um conhecido homem de negócios polonês, o empresário Roman Karkosik, proprietário do grupo Midas, informa nesta segunda-feira (6) a publicação financeira polonesa “Parkiet”.
O projeto de Tadeusz Rydzyk, um dos religiosos mais polêmicos da Polônia por suas posições ultracatólicas, tem o apoio de milhões de ouvintes da emissora de rádio Maryja e do jornal “Nasz Dziennik”, dois importantes veículos de comunicação de forte orientação cristã, vistos com certa inquietação no Vaticano por seu radicalismo.
Esta rádio, que diariamente é escutada por um público de 1 milhão a 4 milhões de pessoas, é considerada uma das emissoras mais radicais do país.
Tadeusz Rydzyk é um padre da congregação redentorista, que tem causado imensas polêmicas, na Polônia, com seus veículos de comunicação. Em 1991, ele criou, em Toruń, a Radio Maryja, o jornal Nasz Dziennik e mais recentemente a TV Trwam. Sua última criação é a Faculdade de Cultura Social e “Mediática” (comunicação social), onde pretende formar os futuros jornalistas polacos dentro do seu espírito e visão social e política.
Rydzyk conseguiu entrar na lista de investimentos da União Européia para equipar sua Faculdade, na ordem de 15,3 milhões de Euros. A pergunta do jornal “Gazeta Wyborcza” é de como o padre conseguiu essa proeza, passando na frente de universidades centenárias da Polônia. Tem, mais uma vez, cheiro de favorecimento do governo Kaczyński, o qual, para muitos, só foi eleito com os votos dos católicos fiéis aos “ensinamentos” do Padre Rydzyk, através de sua rádio.
Efe, em Varsóvia