Crise: ex-ministro Furlan reassume a Sadia


O ex-ministro Luiz Fernando Furlan será o novo presidente do Conselho de Administração da Sadia, no lugar de Walter Fontana Filho. Ele foi convidado para reassumir o cargo pelo conselho da empresa.

Em reunião extraordinária do conselho realizada hoje, Fontana Filho e Eduardo Fontana d’Avila, presidente e vice-presidente do conselho, respectivamente, pediram renúncia de seus cargos.

Furlan presidiu a Sadia por dez anos e deixou o cargo há seis para assumir o Ministério do Desenvolvimento a convite do presidente Lula.

Ele diz que está voltando para a empresa porque foi ‘convocado’ para, num momento de turbulência, dar tranqüilidade ao grupo. A empresa anunciou há alguns dias perdas de mais de R$ 700 milhões em operações cambiais.

De acordo com Furlan, a empresa exporta atualmente US$ 300 milhões e deve manter o investimento em seis novas fábricas que devem inaugurar ainda este ano no país.

Crise

Com o anúncio no fim de setembro, a Sadia se tornou a primeira empresa brasileira não-financeira a admitir perda ligada diretamente à crise nos mercados financeiros.

No fim de semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que as perdas de empresas brasileiras informadas não estão ligadas à crise, mas têm outro motivo “condenável”: a especulação.

“É importante lembrar que essas empresas, no fundo no fundo, estavam especulando contra a moeda brasileira. Portanto, elas praticaram por conta própria, por ganância, este prejuízo. É um problemas delas, porque especularam de forma pouco recomendável”, afirmou Lula.

Empresas exportadoras, como a Aracruz e a Sadia, fizeram operações financeiras para se proteger contra a alta do real. Com a desvalorização superior a 22% da moeda desde agosto, depois de quatro anos de alta, os exportadores registraram fortes perdas.

MB/FS

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Luis Urtiz azunção  On janeiro 19, 2016 at pm:55 pm

    Notícias – NOTÍCIAS – Fusão cria 3ª maior exportadora do país
    revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI73471-15518,00.html
    19 de mai de 2009 – Unidas, Perdigão e Sadia formarão a Brasil Foods, maior produtora … O ex-ministro do Desenvolvimento Luiz Fernando Furlan e … Sadia salva pelo gongo! … O ex-ministro do Lula, o Luiz Furlan, superintendente da Sadia, …

  • wladimir  On outubro 7, 2008 at pm:43 pm

    Quero s ver agora o BNDS emprestar dinheiro p/ ests empresas, no fim acaba saindo do bolso do trabalhador, como sempre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: