Crédito acaba até para o bilionário Eike Batista


A LLX, empresa de logística do bilionário Eike Batista, anunciou ao mercado que suspendeu a construção de um grande e polêmico terminal portuário em Peruíbe, no litoral sul de São Paulo. O objetivo da LLX é concentrar suas atividades na construção do porto de Açu (norte do Rio de Janeiro) e no desenvolvimento do porto Sudeste (sul do Rio de Janeiro). Esses dois projetos têm o início da operação previsto para 2010 e 2011, respectivamente, e ganharam a prioridade da empresa por já estarem em uma fase de financiamento mais adiantada.

Segundo Ricardo Antunes, presidente da LLX, a construção do Porto Brasil, em Peruíbe foi apenas suspensa – e não abandonada. A decisão foi tomada por uma questão de “disciplina financeira”. “Todos estão cientes do atual momento do mercado financeiro, da pouca disponibilidade de crédito”, afirmou ele em teleconferência com analistas. Segundo ele, a empresa tem 380 milhões de reais em caixa, que lhe garantem uma situação confortável no curto prazo. “Só estamos adotando uma atitude bastante conservadora e prudente dada à situação atual do mercado.”

Ao suspender a construção do Porto Brasil, em Peruíbe, a empresa reduziu a sua necessidade de capital em cerca de 50%. Os investimentos totais da LLX cairão de 3,9 bilhões para 2 bilhões de dólares, diminuindo os desembolsos da companhia, especialmente no curto prazo. O mercado não recebeu bem a notícia. Às 13h27, as ações da empresa despencavam 17,38%, para 1,34 real.

Exame

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: