45% da população não tem contato com os livros


Nas livrarias, raramente são as crianças que procuram os livros infantis as vendas ocorrem quase sempre por iniciativa dos pais a pedido das escolas.

Uma pesquisa recente feita pelo IBGE constatou que no Brasil, 45% da população acima de cinco anos não tem contato com os livros. São cerca de 77 milhões de pessoas que podem estar com o desenvolvimento comprometido.

Para Regina Mary César Reis, mestre em psicologia da educação, a leitura é a matéria prima da escrita que desenvolveria a memória, o raciocínio e a imaginação.

Já entre os jovens, o índice de leitura melhorou. Segundo a pesquisa, no ano 2000 a população acima de 15 anos lia, em média, menos de dois livros por ano. Atualmente a taxa está em 3,7 livros. É um avanço, mas segundo especialistas, para que o número continue crescendo, o incentivo à literatura deve começar desde a alfabetização.

Outra maneira de incentivar a leitura é o projeto roda da biblioteca, em que os pais são convidados a ler os livros para os alunos. A orientadora educacional Rosimeire Hilário Mendes diz que quanto maior a participação da família em relação à leitura maior modelo ela poderá dar a criança para buscar isso.

BandTv

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: