Nas livrarias, raramente são as crianças que procuram os livros infantis as vendas ocorrem quase sempre por iniciativa dos pais a pedido das escolas.
Uma pesquisa recente feita pelo IBGE constatou que no Brasil, 45% da população acima de cinco anos não tem contato com os livros. São cerca de 77 milhões de pessoas que podem estar com o desenvolvimento comprometido.
Para Regina Mary César Reis, mestre em psicologia da educação, a leitura é a matéria prima da escrita que desenvolveria a memória, o raciocínio e a imaginação.
Já entre os jovens, o índice de leitura melhorou. Segundo a pesquisa, no ano 2000 a população acima de 15 anos lia, em média, menos de dois livros por ano. Atualmente a taxa está em 3,7 livros. É um avanço, mas segundo especialistas, para que o número continue crescendo, o incentivo à literatura deve começar desde a alfabetização.
Outra maneira de incentivar a leitura é o projeto roda da biblioteca, em que os pais são convidados a ler os livros para os alunos. A orientadora educacional Rosimeire Hilário Mendes diz que quanto maior a participação da família em relação à leitura maior modelo ela poderá dar a criança para buscar isso.
BandTv
Comentários
Estamos lancando um livro intitulado
“BAOBA. Cenas e fatos d´Africa”
Esse livro relata 8 anos de viagens
por mais de 30 paises do Continente Africano.
Uma leitura leve e agradavel.
O presente ideal para quem gosta de conhecer
outras culturas.
Veja no blog.: http://baoba-africa.blogspot.com
Contato direto com o autor.: altair2001@yahoo.com