Selo de alumínio em lata de cerveja é crime


O Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro recebeu inquérito, conduzido pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Saúde Pública, que aponta crime na prática de empresas fabricantes de cervejas que utilizam selos de alumínio nas latas de seus produtos.

De acordo com o inquérito, as empresas praticam crime ao divulgar que os tais selos protegem os consumidores contra contaminações. Agora, as áreas cível e criminal do MP estão convocando os fabricantes das cervejas Itaipava, Nova Schin e Crystal a prestarem esclarecimentos.

O inquérito policial, baseado em laudos periciais dos Institutos Noel Nutels e Carlos Éboli, concluiu pela existência de indícios de crime, uma vez que o relatório afirma que os selos de alumínio não protegem o consumidor contra contaminações. Além disso, os selos podem propiciar, sob determinadas condições, o acúmulo de resíduos perniciosos para a saúde.

O delegado Marcos Cipriano de Oliveira Mello, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Saúde Pública, ainda oficiou o Ministério da Agricultura, responsável pela fiscalização dos rótulos e da qualidade dos alimentos industrializados, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a Secretaria Estadual da Saúde do Rio e a Tutela Coletiva Estadual para que sejam tomadas as devidas providências legais.

Empresas e publicitários foram intimados e estão abertas duas investigações sobre a prática de utilização de selo por duas das principais cervejarias do Brasil: a Schincariol e a Petrópolis, fabricante das Cervejas Itaipava e Crystal.

O laudo atesta ainda que os selos não são uniformes e são frágeis aos métodos usuais de armazenamento da bebida, rasgando facilmente ou sofrendo furos, imperceptíveis a olho nu, que permitem a entrada de microorganismos.

BR Press

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Cervejeiro  On março 26, 2009 at am:50 am

    Não é bem assim. Não basta tirar o selo e passar um paninho. Que nojenta!!! Pensa bem, passar aqules “paninhos” nojentos de bar na borda da latinha. Credo. Nojento.

  • kátia cilene da silva  On janeiro 4, 2009 at am:06 am

    Para mim o selo de proteção, o mesmo é muito importante e higiene sim ,se estiver em um barzinho o consumidor não vai pegar a lata e vai lavar, ali basta tirar o selo e passar o guardanapo sobre a lata.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: