Cientistas alertam risco de câncer por uso de celular


Cientistas advertiram os legisladores americanos, nesta quinta-feira, sobre os riscos de câncer de cérebro devido ao uso de telefone celular, destacando a ameaça potencial que representa para as crianças.

“Precisamos de mais pesquisa de urgência”, afirmou o diretor do Instituto de Saúde e Meio Ambiente na Universidade de Albany, David Carpenter, em depoimento na Subcomissão da Câmara sobre Política Interna.

“Não devemos repetir a situação que tivemos com a relação entre fumar e o câncer de pulmão”, disse Carpenter.

O diretor do Instituto do Câncer na Universidade de Pittsburgh, Ronald Herberman, declarou que “a maioria dos estudos que alegam que não existe um vínculo entre celulares e tumores cerebrais está desatualizada, tem problemas metodológicos e não incluiu um número suficiente de usuários de celulares em longo prazo”.

Carpenter e Herberman também disseram à comissão que o risco de câncer cerebral pelo uso do celular é bastante maior para crianças do que para adultos.

Heberman apresentou os legisladores um modelo que mostrava como a radiação de um celular penetrava mais profundamente no cérebro de uma criança de 5 anos do que no de um adulto.

O médico acrescentou que, assim como os maços de cigarro têm mensagens de advertência do risco para a saúde, os celulares “precisam de uma mensagem de precaução”.

AFP

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: