Flora Brasileira tem 472 espécies em risco


O número oficial de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção aumentou mais de quatro vezes. A nova lista do Ministério do Meio Ambiente (MMA), divulgada ontem, incluiu 472 espécies, ante 108 em 1992, última relação oficial disponível. No entanto, há uma segunda lista com mais 1.079 espécies que também podem estar ameaçadas.

Veja a lista completa e o decreto do ministério

O MMA alega que a “deficiência de dados” não permitiu a inclusão do grupo “com segurança” na condição de ameaçado. Essas últimas espécies, portanto, não ficarão sujeitas às restrições previstas na legislação para aquelas incluídas na lista oficial: proibição do corte, transporte e comercialização.

Apesar de admitir que o “número verdadeiro de ameaçadas seguramente é maior” que 472, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc afirmou que “não há informação suficiente e não há certeza” sobre a situação das 1.079 espécies. Para ele, a inclusão do grupo na lista oficial “aparentemente é uma posição mais defensiva”, mas na verdade isso “vulgariza e cria um número que não se terá condições de proteger”. Os prazos, que segundo Minc serão diferenciados por espécie, não foram divulgados.

O trabalho será feito pelo Jardim Botânico do Rio.

Mais da metade (276) das espécies oficialmente ameaçadas estava no bioma mata atlântica. 

Para  o ministro Minc, o aumento do conhecimento científico também explica parte do crescimento. “Em parte, se pesquisa mais, se conhece mais. Em outra, se agride mais, se corta mais, se queima mais.” O cerrado tinha 131 espécies ameaçadas, seguido por caatinga. 

Quanto às regiões, o Sudeste apresentou o maior número de ameaçadas (348), ante 168 no Nordeste, 84 no Sul, 46 no Norte e 44 no Centro-Oeste. MG foi o Estado com mais espécies sob ameaça, seguido por RJ, BA, ES e SP. Há 40 anos, na primeira lista oficial, havia 13 espécies ameaçadas de extinção.

AE

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: