Morre o tecladista do Pink Floyd


Membros do Pink Floyd David Gilmour, Nick Mason e Richard Wright (à direita), em 1988

AP

Membros do Pink Floyd David Gilmour, Nick Mason e Richard Wright (à direita), em 1988

O tecladista e um dos fundadores da banda Pink Floyd, Richard Wright, morreu nesta segunda-feira, 15, aos 65 anos, segundo informou o porta-voz do grupo. O músico lutava contra um câncer e morreu em sua casa, na Inglaterra. Segundo o porta-voz, a família não quer dar mais detalhes sobre a sua morte.

Junto com o guitarrista Roger Waters e o baterista Nick Mason, Wright formou o Pink Floyd nos anos 1960, quando eles eram ainda estudantes universitários. Formaram inicialmente a banda Sigma 6, que depois se tornaria o Pink Floyd. A banda se tornou um dos ícones do rock.

Wright escreveu e cantou alguns dos maiores sucessos do grupo, como The Great Gig In The Sky e Us And Them, do disco The Dark Side Of The Moon, de 1973.

Durante a gravação de The Wall (1979), Wright teve que abandonar a banda por suas diferenças irreconciliáveis com Waters. No entanto, Wright, seguiu tocando com o conjunto como músico contratado durante shows de promoção do The Wall em 1980 e 1981.

Autor de dois discos solos, Wet Dream (1978) e Broken China (1996), o músico continuou colaborando com o Pink Floyd, sobretudo após a saída de Waters da banda, em 1985.

Em 2005, o grupo formado por David Gilmour, Nick Mason, Roger Waters e Richard Wright voltou a se reunir, pela primeira vez desde 1981, para participar do show Live 8, em Londres.

AE/AP

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Ricardo  On setembro 21, 2008 at pm:49 pm

    a morte de Richard Wrighter foi uma perda grande no rock mundial descançe em paz

  • Carvalho  On setembro 20, 2008 at pm:39 pm

    Sem dúvida, a morte do grande tecladista Richard Wright, acaba de vez com a esperança do maior fenômeno do rock progressivo se apresentar no Brasil….uma pena, uma grande pena…..Valeu Rick!!!!

  • MARCOS  On setembro 18, 2008 at am:45 am

    Não tem tristeza, mas fica a saudade! Parabéns pelo seu legado. Pode ter certeza que ainda vamos viajar muito com a sua música. Vai fazer falta…

  • alan jonas rabello  On setembro 16, 2008 at pm:44 pm

    a respeito de Rick Wright: infelizmente o mundo perde o maior tecladista de todos os tempos,o PINK FLOYD, perde muito sem os seus arranjos e sua criatividade musical revelada através das teclas e da tecnologia aplicada ao seu intrumento…….não veremos mais a banda em sua formação clássica… adeus RICK.

  • Robson Surubim  On setembro 16, 2008 at am:16 am

    Uma das piores notícias que tive este ano, foi a morte do legendário rick wright, tecladista do Pink Floyd, infelizmente acabou nossas esperanças de ver a maior banda de rock tocar aqui no brasil com sua formação original. Meus pésames à todos os fãs que, assim como eu, idolatra o pink floyd.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: