Aprovadas mudanças nas regras dos consórcios


Os participantes de consórcios de imóveis poderão utilizar recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pagar prestações – e não apenas dar o lance inicial. A inovação consta de projeto de lei aprovado pelo Senado na noite de quarta-feira, que altera e consolida a regulamentação dos consórcios em geral.

De iniciativa do ex-senador Aelton de Freitas (PR-MG), a proposta é de 2003, já foi aprovada pela Câmara dos Deputados e entrará em vigência logo que for sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Entre as novidades do projeto está a utilização de carta de crédito de consórcio para quitação de financiamento habitacional, uma situação até agora não prevista nas normas do Banco Central. As inovações do texto dá possibilidade de abertura de grupos de consórcios de serviços, como os vinculados às áreas educacionais, para pagamento de cursos de pós-graduação, por exemplo, ou de saúde, para realização de cirurgia plástica ou qualquer outro procedimento médico.

Pela nova sistemática, aquele que deixar o grupo e que já tenha pago cinco ou mais parcelas, receberá a devolução do que pagou participando dos sorteios nas assembléias mensais, ao lado dos participantes ativos em dia com suas obrigações. Os desistentes que tiverem pago até quatro prestações serão reembolsados somente por ocasião do encerramento do grupo.

Ag Senado

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Anônimo  On setembro 12, 2008 at am:37 am

    Esse deverá ser o primeiro de alguns passos do governo em direção a acabar com a “mercenária” atuação da Caixa em seus financiamentos para a casa própria mais particularmente…Os mutiuários estão com a corda no pescoço prá pagar dívidas que só aumentam e parcelas impagáveis , geradas pelo vil modo de negócio que a caixa usa , que é o tal Juro Composto..Agora , antes da bomba explodir , o governo corre a liberar o FGTS e largar na mão de terceiros interessados , já que a Caixa começa a fazer água nas negociatas que faz com o pobre brasileiro , que entra nas agências da Caixa , pensando que alí começa a realização do tal “sonho” da casa prá morar e sai pela outra porta sem saber que foi enganado na sua doce inocência de achar que é tudo fácil !
    Agora os que estavam na fila prá extorquir grana , terão sua chance , já que a Caixa é como o Leão na selva , come o filé da presa e sempre deixa uma carcaça prás hienas…É a cadeia alimentar ! tsc tsc tsc…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: