Dell quer vender suas fábricas


A Dell, uma das maiores fabricantes de computadores pessoais do mundo, pretende vender as suas fábricas e terceirizar a produção, de acordo com o “Wall Street Journal”. A intenção da medida é diminuir os custos e aumentar o lucro da companhia.

Segundo o jornal, a Dell tem buscado negociar as suas fábricas nos últimos meses com uma série de fabricantes de computadores. Ainda de acordo com o “Wall Street Journal”,  a Dell pretende vender a maior parte das suas fábricas nos próximos 18 meses, se não todas, e fazer acordo com os compradores para que eles continuem fabricando PCs para ela. Outras fábricas, no entanto, poderão ser fechadas.

A Dell tem fábricas no Brasil -uma delas inaugurada em 2007, em Hortolândia (SP). Os mais prováveis interessados, diz o jornal, são grandes fabricantes asiáticos. Uma das dificuldades da empresa para encontrar compradores seriam os altos custos dos funcionários nos EUA, onde está concentrada a maior parte das suas fábricas.

Apesar de ter faturado US$ 16,4 bilhões no segundo trimestre (11% mais que no mesmo período do ano passado), o lucro da empresa caiu 17% de abril a junho na comparação com os mesmos meses de 2007, para US$ 616 milhões. As ações da companhia caíram 19,1%.

A empresa, pioneira na venda direta de PCs aos consumidores pela internet, vem enfrentando dificuldades com a mudança do cenário de computadores. As fábricas da empresa foram pensadas para atender clientes corporativos, com grandes pedidos de PCs. Nos últimos anos, no entanto, o modelo da Dell já não é considerado o mais econômico.
A Dell, no ano passado, mudou a sua política de só vender diretamente aos consumidores e passou a comercializar seus computadores na rede Wal-Mart, a maior cadeia varejista do mundo, inclusive no Brasil. Na Europa, ela negociou acordo semelhante com o Carrefour.

FSP

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: