Amazônia: eldorado da prostituição infantil


Os novos eldorados econômicos da Amazônia apresentam números de exploração sexual de crianças e índices de qualidade de vida na infância piores que os de outras cidades na floresta, informam os enviados especiais do Estado à região Leonêncio Nossa e Celso Júnior. A reportagem completa está na edição do Estado deste domingo.

Líderes na arrecadação de impostos e royalties de gás, petróleo, bauxita e minério, os municípios de Coari (AM), Juruti e Parauapebas (PA) vivem um boom econômico, mas registram, ao mesmo tempo, índices de violência contra meninas proporcionalmente semelhantes aos que surgiram nos anos 70, no rastro da traumática experiência de desenvolvimento impulsionada pela Rodovia Transamazônica, pela mina de Serra Pelada e pela hidrelétrica de Tucuruí.

Após 34 anos da abertura da Transamazônica e de 25 anos do auge do garimpo e da inauguração da usina, a Amazônia desses municípios repete padrões de crescimento igualmente destruidores, tem gestões públicas sem transparência, além de ignorar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A estatística das meninas grávidas com idade até 15 anos é o retrato fiel da situação. Das mulheres que tiveram filhos no Brasil, nos primeiros seis meses deste ano, 1,3% estavam nessa faixa. Esse índice cresce nos Estados do Amazonas e do Pará para 1,9%, mas é dez vezes maior em Coari, 13,9% – em 1995, um ano antes da chegada da Petrobras à cidade, 1,7% das grávidas do local tinha idade abaixo de 15 anos.

Parauapebas registrou no primeiro semestre deste ano uma taxa de 2% de grávidas com idade abaixo de 15 anos. Em Juruti, do total de grávidas atendidas no hospital local, no ano passado, 2,5% tinham idade abaixo de 15 anos – esse porcentual foi de 0,9% em 1995.

Nos projetos de prefeituras e empresas que lideram a atividade econômica nesses locais – Alcoa, Vale e Petrobrás – sobram intenções e faltam objetivos práticos que mudem o panorama. E não é por falta de dinheiro.

O Estado

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • francisco otavio  On outubro 8, 2010 at am:50 am

    Triste viver num país que não ajuda as crianças e jovens pois eles são o nosso futuro. Alem de não termos saude e nem educação de qualidade e politicos que não ligam pafra o nosso país.
    Estou perdendo a esperança de viver num país melhor e mais justo, onde todos possa ter seus direitoe e deveres respeitados.

  • Marcio  On setembro 12, 2009 at pm:27 pm

    Pode ser que eu esteja enganado, mas o Brasil com tudo isso que está acontecendo ainda é um bom país. O que precisamos de verdade e de políticas públicas, é que nossos políticos deixem de falar bonito, e tirar os projetos do papel e acabar com essa pouca vergonha, que é a prostituição infatil!!

  • MORAIS em LISBOA  On agosto 29, 2009 at am:11 am

    Olá, eu vivo na europa mas pra nós Brasileiros viver aqui é dificil, temos que ouvir tanta noticia inbecil contra o nosso país contra as mulheres brasileiras é uma descriminação sem limite. ainda mais quado se fala prostituição , pedofilia roubos de todos os tipos é vergonhoso pra nós aqui. Eu sempre disse que o nosso governo é um governo FRACO pois deixa que estas noticias saião pra fora do país

  • CLAUDIO A MATOS  On junho 1, 2009 at pm:56 pm

    Temos que divulgar ao maximo este tipo de crime, ainda mais quando pensam que no fim do mundo não vão ser concontrados, engano deles, estamos de olho.
    Estes “safados” pedopilos, de toda a parte do mundo, tem que ser caçados
    por toda vida. e exterminados.

  • Felix  On abril 27, 2009 at pm:48 pm

    Num pais onde o exemplo vem de cima, pode-se esperar o que. Governo ladrão, bandos sucateando o país, vivendo de explorar a fome e a miséria, que povo pode resultar disso?
    E isso é só o começo, as coisas ficarão muito mais feias futuramente. É a inversão de valores em franca ascensão. Uma criança se prsostituindo, é a representação de um país sem governo, acéfalo.

  • euler  On abril 22, 2009 at pm:52 pm

    mesmo sendo Brasileiro e orgulhoso se sê-lo, sinto-me envirgonhado vendo a base de nossas crenças e culturas se fragmentando .

  • flavio  On março 28, 2009 at pm:42 pm

    acredito que algumas pessoas não tinham que ser qualificadas como pessoas e sim como monstro se é que encontro a palavra ou melhor se exista a palavra que as qualificam se aproveitar da pobreza e dificuldades das demais é tinha que haver no Brasil leis mais severas que julgasse e condenasse este tipo de crime é um absurdo! que não se faça justiça, ei presidente e governamentais acordem para a situação do BRASIL
    estou indignado

  • pajé  On março 14, 2009 at pm:06 pm

    os homens vivem nos tempos hipocrisia e da demagogia todos pesam somente em si a se corrompeu…

  • rangel  On março 3, 2009 at pm:09 pm

    A situação crinosa vem crescendo no Brasil de forma assustadora porque o poder constituido sinaliza claramente que traiu o poder constituinte de forma criminosa, pois os representantes do povo não demonstram nenhum respeito pelo legitimo titular do poder constituinte ( o povo ), brincam de instaurar a tão falada C.P.I., que absolve os criminosos de colarinho branco, porém, está na hora do povo se manisfetar e acabar com essa pouca vergonha e consequentemente acabar com a impunibilidade neste país maravilhoso, o nosso modelo de Estado é avançado, mas os nossos gestores envergonham os nacionais.

  • Anônimo  On fevereiro 24, 2009 at am:12 am

    tinha q proibilas de andar peladas tambem isso provoca qualquer homen

  • Anônimo  On janeiro 17, 2009 at pm:45 pm

    Deus a de um dia por na cabeça de cada pessoa q peça perdao pelo seu ato desrespeitoso e que Deus tenha piedade deles ass Paulo sergio

  • max  On janeiro 16, 2009 at pm:21 pm

    e uma pouca vergonha

  • antonio  On janeiro 10, 2009 at am:58 am

    É lamentável esse estado de coisas que acontecem nãoi só no Amazonas, mas em quase todos os estados do país. O que me preocupa, também, é que por não participar das riquezas abundantes que possem não podem os chefes de família dotar suas filhas de bens de consumo pessoal, íntimo, quero dizer. E então elas vendo a propaganda na televisão de lingerie, maiôs, vestidos, modelos os mais lindos possíveis e imaginários — sem poder de compra — vão às ruas e se prostituem por pouco mais ou nada. A falta de governantes sadios e bem intencionados é o maior cancro que assola este país, de sorte que fica difícil dizer-se que nos orgulhamos dele, pois a impunidade e a corrupção grassa no nosso território.
    Um abraço

  • isaac  On dezembro 27, 2008 at pm:44 pm

    como posso ter orgulho de ser brasileiro:se o brasil e visto como o pais da inpunidade e da prostituição!

  • flavius adrianus  On dezembro 10, 2008 at pm:23 pm

    Enquanto o país sucumbe com os crimes que são direcionados pela maioria das mídias abertas, fazendo um verdadeiro Big Brother destes cidadãos que tornam-se “artistas” do dia pra noite. Em algum lugar na Amazonia crianças assistem tais repugnantes shows e acabam se infectanto com o modelo de ganhar dinheiro facilmente em outro pais. Tais criminosos que assolam toda a tribo Tupiniquim aprendem a roubar, matar, transar, decapitar, bater, traficar e até mesmo estrupar nos filmes estrangeiros que por aqui ficam durante décadas em nossas salas de estar. Impunidade, sinceramente o Brasil mudar as mestas destas programações televisivas, pois como está, futuramente não serão mais os estrangeiros que levaram nossas crianças e sim os seus próprios genitores e responsáveis. Que por sinal são verdadeiros atores.

    Tenho vergonha das Leis de meu país .

  • delinjer  On dezembro 4, 2008 at pm:18 pm

    po**@!! estão comendo até os indios ,que paiz é este ?????

  • Charles Magalhães  On novembro 18, 2008 at pm:40 pm

    A situação crinosa vem crescendo no Brasil de forma assustadora porque o poder constituido sinaliza claramente que traiu o poder constituinte de forma criminosa, pois os representantes do povo não demonstram nenhum respeito pelo legitimo titular do poder constituinte ( o povo ), brincam de instaurar a tão falada C.P.I., que absolve os criminosos de colarinho branco, porém, está na hora do povo se manisfetar e acabar com essa pouca vergonha e consequentemente acabar com a impunibilidade neste país maravilhoso, o nosso modelo de Estado é avançado, mas os nossos gestores envergonham os nacionais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: