Só 10% das crianças em abrigo podem ser adotadas


– Dados da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) indicam que apenas 10% dos cerca de 80 mil crianças e adolescentes vivendo em abrigos espalhados pelo Brasil estão disponíveis para adoção. A demora da Justiça para definir se o menor deve voltar para a família biológica ou ser colocado para adoção explica os números.

“A maioria dessas crianças (em abrigos) tem família, recebe visitas semanais, tem contato com os pais, ou seja, ainda não aconteceu o rompimento dos vínculos jurídicos entre a família biológica e a criança. Ela permanece no abrigo, mas não está disponível para adoção”, diz o vice-presidente da associação, Francisco Oliveira Neto.

“A maioria dessas crianças (em abrigos) tem família e ainda não aconteceu o rompimento dos vínculos jurídicos entre a família biológica e a criança. Ela permanece no abrigo, mas não está disponível para adoção”, explicou.

O juiz reafirma que a demora na definição da situação em que o menor se encontra provoca o desencontro dos números  do Cadastro Nacional de Adoção: 4.106 famílias interessadas em adotar, contra 469 crianças aptas para o processo. 

A maioria das pessoas ainda insiste na procura por crianças recém-nascidas, de cor branca e do sexo feminino. Para ele, a melhor saída seria flexibilizar o perfil. 

Para que o menor esteja disponível à adoção, é preciso que os pais biológicos manifestem oficialmente que desejam entregar a criança ou que o Ministério Público, por meio de uma ação, instaure a destituição do poder familiar.

A demora para que a perda da guarda pela família biológica seja estabelecida é um dos pontos a serem enfrentados pela Lei de Adoção, aprovada na última quarta-feira, 20, pela Câmara dos Deputados. AE

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • gatynha  On abril 9, 2009 at am:00 am

    crianças nasceram para serem vividas!!!

  • thayane  On abril 9, 2009 at am:56 am

    toda crianças presissa de um pai e uma mae ..todo nos afinal presisa de pai e mae em tao para q todas crianças q nao tem um pai neh mae adolte uma criança ela vai faser parte de sua vida…!! assi:thayane

  • maria do socorro  On janeiro 13, 2009 at pm:55 pm

    eu acho que a lei não esta preocupada com as crianças, visto que há tantos pais sem capacidades de cuidar da crianças, acho que se a prioridade fosse o bem estar das crianças a justiça não deixava tanta criança sofrendo com seus familiares, quando na realidade ela com certeza gostaria de ter outra familia que desse amor e carinho e não maltratasse, não queremos saber o que a criança sofreu mas si a decisão favoravél que tomaram em relação a sua vida.Não adianta mostrar depois que o pior aconteceu tem como mudar esta situação basta apenas as leis mudarem.quando sabe de uma criança que sofre mas trato tem que tira-lá da familia até que eles provem capaz em tê-la ao seu lado.

  • rosana  On novembro 14, 2008 at pm:45 pm

    estou na fila, eme cadastrei ja faz 1 ano,pois não defini cor e nem sexo e idade ate 3 anos. não entendo porque a demora se ha tantos..nessas caracteristicas…. opinião, eu acho que apartir do dia que a mãe tem corragem de dizer ou cometer algum mal trato a criança
    é porque não tem cabeça para ser uma mãe descente. pois quero ser mãe e não consigo……

  • adriana  On outubro 9, 2008 at pm:26 pm

    oi. Eu gostaria de saber como eu sei quais instituicoes que ha em portugal ou em qualquer lugar do mundo para eu adotar com o meu marido

  • Adriana  On setembro 18, 2008 at pm:58 pm

    Eu não entendo se os pais biológicos estão sempre pegando as crianças devolta e sempre a criança volta para o abrigo porque sofreu maus tratos porque essas crianças não vão logo para adoção,depois acontece igual ao caso daqueles meninos que foram decepados pelos pais ,a justiça fala sobre os direitos da criança e continuam assinando para que essas crianças voltem aos lares que são judiados,espancados e odiados pelos próprios pais sendo que aqueles que estão na fila de adoção tem muito amor pra dar e eu estou nessa fila agonisante pois é um sofrimento para nós que aguardamos um filho como diz o ditado quem tem não quer cuidar e quem não tem sofre pra ter um.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: