O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, escolheu o senador por Delaware, Joseph Biden, para ser seu vice, afirmou o site da campanha no sábado. O anúncio também foi feito através de emails e mensagens de texto por celular para milhões de partidários.
“Joe Biden traz uma grande experiência em política externa, um impressionante recorde de colaboração em todas as linhas do partido e uma atitude direta para fazer o trabalho”.
Obama e Biden devem aparecer juntos ainda no sábado, no Old State Capitol de Springfield, Illinois. O local é o mesmo onde Obama lançou sua candidatura à Casa Branca no ano passado.
Biden, 65, é presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado e é altamente respeitado em questões internacionais. Católico, originalmente do Estado da Pensilvânia, ele garante não apenas experiência em política estrangeira mas fortes raízes na classe trabalhadora que ajudam Obama a se conectar com esse setor antes da eleição de 4 de novembro, contra o republicano John McCain.
O ABC News noticiou que o Serviço Secreto dos EUA, que protege os candidatos, detalhou um plano de proteção para Biden. A ABC e outros meios de imprensa reunidos do lado de fora da casa de Biden disseram que aparentemente seus familiares se reúnem no local.
Reuters