O cantor e compositor Dorival Caymmi morreu na manhã deste sábado (16), aos 94 anos, no Rio de Janeiro. Caymmi faleceu por volta das 6h, em sua casa, em Copacabana. Ele sofria de insuficiência renal e teve falência múltipla dos órgãos.
Caymmi lutava contra um câncer renal desde 1999 e permanecia em internação domiciliar desde dezembro de 2007. Caymmi morreu em seu apartamento em Copacabana, na Zona Sul do Rio.
” A doença era controlada. Ele fazia os exames todos e voltava para casa. Não queria ficar em hospital de jeito nenhum – disse o produtor, Guto.
O músico Dorival Caymmi será velado na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. O enterro está previsto para ocorrer no domingo à tarde, no cemitério São João Batista.
O músico nasceu em Salvador, na Bahia, no dia 30 de abril de 1914. Ele deixa mais de cem composições, entre elas ‘Eu não tenho onde morar’, ‘Maracangalha’, ‘O que é que a baiana tem?’ e ‘Rosa Morena’.
O cantor era casado com a cantora Stella Maris e deixa três filhos, Dori, Nana e Danilo, também músicos.
” Era uma pessoa admirável no convívio com a família. Um grande pai, um avô maravilhoso. Deixa um vazio muito grande”, diz a neta Stella Caymmi, de 45 anos, filha de Nana Caymmi.
Segundo o filho, o compositor Danilo Caymmi, a mãe, Stela Maris, está internada há três meses, em coma. “A família atravessa um momento muito difícil. Meu pai morreu tranquilamente, baianamente, como ele dizia”, afirmou.
Danilo Caymmi disse que vai aguardar a chegada do irmão, Dori Caymmi, que mora no exterior, para anunciar o velório na Câmara de Vereadores.
Em 60 anos de carreira, Caymmi compõs sobre os hábitos, costumes e tradições do povo baiano. Em suas canções demonstrava sua adoração pelo mar e pela natureza. Ele gravou mais de 50 discos.
Entre tantas composições de Dorival Caymmi, vale também destacar as mais marcantes são A Lenda do Abaeté, Promessa de Pescador, É Doce Morrer no Mar, Marina, Não Tem Solução, Saudade de Itapoã, Samba da Minha Terra e Dora, .
G1/JB
Comentários
Uma grande perda para todos nós!!!
Ele e toda a família são divinos, abençoados pelos Anjos…
Parabéns por sua matéria, tomei a liberdade de colar em meu blog, qualquer coisa fale comigo por favor!!!
Obrigada e boa semana!
Abraços,
Regina