Universidades: Brasil melhora ranking mundial


Seis universidades brasileiras foram incluídas na lista das mais bem conceituadas no mundo (quadro). A Universidade de São Paulo (USP) e as federais de Minas (UFMG), do Rio (UFRJ) e do RS (Ufrgs) figuram entre as 150 melhores instituições de Ensino Superior, conforme o ranking internacional elaborado pela Shanghai Jiao Tong University.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou entre as 201 e 301 melhores instituições do mundo. Em seguida vêm as federais de Minas Gerais (UFMG) e do Rio de Janeiro (UFRJ), entre as 301 e 403 melhores. Também figuram nas top 500, a Estadual Paulista (Unesp); e a Federal do RS (Ufrgs), na última centena da lista. A Ufrgs era a única que não integrava o grupo em 2007.

Na mesma avaliação, a USP fica entre universidades top 100 na área de Medicina Clínica e Farmácia, na 90ª posição.
Os EUA são os campeões, ocupando a 1ª posição, com Harvard, Stanford e Berkeley. Em 4º lugar aparece a primeira instituição européia: a britânica Cambridge. O ranking da Shanghai Jiao Tong é um dos mais importantes na área acadêmica. A pesquisa avaliou 12 mil instituições do mundo. A listagem considera a performance acadêmica (incluindo corpo docente e discente); estudos e professores premiados em suas áreas de atuação; citações no meio; e publicações científicas.

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: