Olimpíada: Comitê examina sexualidade duvidosa


Os Jogos Olímpicos em Pequim não causam controvérsia somente pela história chinesa de violações de direitos humanos. Há determinação de estabelecer se certas mulheres atletas são, de fato, mulheres. “As suspeitas serão avaliadas com base nas suas aparências externas por experts’’, precisou o professor Tian Quinjie para a agência chinesa de notícias Xinhua. As “suspeitas” são examinadas por uma equipe formada por endocrinologistas, ginecologistas, geneticistas e psicólogos.

.
Segundo Quinjie, nem todas as mulheres, mesmo as com aspecto masculino, serão testadas. Os especialistas só examinarão atletas se vierem à tona “sérias dúvidas” sobre elas. Trocando em miúdos, uma atleta com feitios másculos que se destaque terá fortes chances de ser convocada pelo laboratório. Geralmente, o alarme é soado pelas rivais vencidas, ou por jornalistas.

Quando, nas Olimpíadas de 1996, em Atlanta, oito atletas foram testadas, incluindo a judoca brasileira Edinanci Silva, a diretora do Comitê Olímpico Internacional (COI), Arne Ljungqvist disse: “Essa prática não é científica nem ética e é discriminatória”. Exames para determinar o sexo de uma atleta discriminam especialmente mulheres com má-formação embrionária.

Em 2006, a hindu Santhi Soundarajan ( na foto) perdeu sua medalha de prata nos Jogos Asiáticos após um teste para identificar seu sexo. O jornal Times of India entrevistou, à época, a ginecologista Sharmila Lal. Disse a doutora Lal: “Não é possível determinar se uma pessoa é homem ou mulher somente olhando para sua genitália. Certas pessoas nascem com órgãos sexuais ambíguos, outras têm uma anatomia que não corresponde aos seus cromossomos sexuais”.

A doutora Lal diz que na maioria das vezes, dois cromossomos X (XX) determinam o sexo da mulher, e um cromossomo X e outro Y (XY) confirmam o sexo do homem. No entanto, há mulheres com um cromossomo Y – e por vezes desconhecem o fato por terem todas as características físicas externas de uma mulher. Em outros casos, mulheres com dois cromossomos X podem ter aspecto masculino.

Carta Capital/Gianni Carta

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: