Publicitária ‘aliviada’ após prisão de pai e avô


A publicitária Renata Guimarães Archilla, de 29 anos, recebeu com alívio a notícia de que o próprio pai e o avô foram presos na manhã desta terça-feira (12) em São Paulo. Segundo a polícia, os dois mandaram matar Renata em 2001 por não reconhecer-la como da família. A moça, que sobreviveu ao atentado no qual levou três tiros no rosto, mudou de estado e precisou passar por oito cirurgias reparadoras na face.

“Eu estou aliviada porque passei por muita dor e cirurgias ao longo desses sete anos. Tive que reconstruir a minha vida e mudar de lugar por questão de segurança”, afirmou ao G1. O sentimento também não é de raiva, mas de tristeza. “Sempre tentei me relacionar com a família e eles nunca quiseram. Estou em busca do perdão, do perdão que vem do meu coração”, disse Renata, que “não espera” pedidos de desculpa dos acusados.

Nicolau Archilla Galan, de 81 anos, e o filho dele, Renato Grembecky Archilla, 49, foram presos na casa onde moram no bairro Jardins, região nobre da capital paulista. O delegado Osvaldo Gonçalvez, responsável pela prisão, contou que os dois ficaram “surpresos” com a decisão da Justiça e se declararam “inocentes”.

Para o promotor Roberto Tardelli, responsável pelo caso, o crime foi encomendado depois que Renata foi reconhecida como filha do empresário Renato Archilla. “A investigação de paternidade demorou mais de 10 anos, quatro exames de DNA foram feitos. Isso acabou fazendo com que eles (os dois acusados) ficassem cada vez mais apreensivos”, explica Tardelli.

O crime ocorreu em dezembro de 2001. Renata foi atacada em um sinal de trânsito no Morumbi, Zona Sul, por um homem vestido de papai noel. “Ele é um policial militar de Sorocaba (no interior de São Paulo), onde meu pai e avô têm fazendas”, contou a publicitária. “Parei o carro, ele me encarou. Achei estranho e, sem falar nada, começou a atirar”, lembrou a vítima. O homem foi o único julgado no caso até agora.

Em 2006, o ex-PM foi condenado a 13 anos e quatro meses de prisão pelo crime. “Sempre soubemos que a atuação dele não era autônoma, ele fez a mando de alguém. Soubemos que só poderia ter partido do pai e do avô, uma vez que ela era considerada herdeira bastarda”, diz o promotor Tardelli.

Procurado logo após a saída dos Archilla para o Centro de Detenção Provisória de Belém, na Zona Leste, o advogado dos dois, Gustavo Eid Bianchi Prates, disse que não comentaria o caso “até ter acesso aos autos”. Apesar de afirmar trabalhar com os clientes há seis anos, não respondeu se são inocentes.

A batalha na Justiça foi longa. Renata contou que foram dez anos até ser reconhecida (por exame de DNA) e mais doze em busca da pensão alimentícia. No meio do processo, uma ameaça. “Seis meses antes do atentado, o meu avô Nicolau me telefona dizendo que eu teria pensão até os 24 anos, mas que a nunca poderíamos saber o que ia acontecer até lá. Não vi isso como uma ameaça”, relatou a publicitária, que tinha 21 anos na época do crime.

Ela ainda não teve acesso à herança a que diz ter direito e nem tem pressa para isso. “Esse dinheiro só me trouxe dor e tristeza. Se algum dia eu herdar, quero transformar em alguma coisa boa”, afirmou a moça, que pretende doar o dinheiro a projetos sociais.

Nicolau Archilla Messa e o filho Renato Garembecki Archilla são donos de uma fortuna incalculável, que inclui haras em Atibaia e Sorocaba, onde são criados cavalos das raças árabe e quarto de milha. A família também é dona de terras em várias cidades, além de fazendas de gado e dezenas de imóveis espalhados pela região dos Jardins.

Apenas a mansão onde eles moram, na Rua Colômbia, já é uma suntuosidade. Ela ocupa um quarteirão inteiro e mais lembra um museu do que uma residência em razão da grande quantidade de obras de arte. Renato ainda vive sob a tutela do pai.

Casada, Renata mora com o marido bem longe de São Paulo. Disse ter reconstruído a vida, mas ainda sofre com os danos provocados pelo atentado. A última das oito cirurgias que fez foi em junho deste ano. Ela contou que a maioria foi para refazer a face. “Perdi todos os dentes da arcada superior e tive de fazer um implante de osso na boca”.

Além disso, ela tem na coluna uma bala que ficou alojada e perdeu 40% da sensibilidade da mão esquerda. Mesmo diante de tantas tragédias, reafirma que não tem raiva do pai e do avô. “Mas espero que a Justiça seja feita ”.

Carolina Iskandarian/G1

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Luiz Ribeiro  On outubro 18, 2009 at pm:50 pm

    Aos cristãos,

    Isaías 53:6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.

  • Luiz Ribeiro  On outubro 18, 2009 at pm:42 pm

    Com todo respeito aos cristãos, pois não creio nesse Deus aqui tão falado, e vejo nesses fatos apenas mais uma prova que a maldade do homem não tem fim. Atribuímos ao diabo nossos males a a Deus nossas dádivas. Vivemos numa sociedade eivada pelo amor á matéria,dilapidamos os valores mais básicos que nos fazem ser apenas HUMANOS.Dilapidamos nosso ambiente em nome do consumismo, do status social, da produção, do prazer. E dilapidamos nosso coração em nome dos mesmos preceitos.
    Onde estiveres amiga, saibas que tu és uma luz, uma fonte daquilo que o Mundo não vê mas precisa tanto quanto a água que bebemos ou o ar que respiramos, amor e justiça.

  • bruno  On novembro 16, 2008 at pm:24 pm

    MULHER GUERREIRA! VÁ SER FELIZ COM SEU MARIDO E SUA FILHA!
    FICA EM PAZ!
    DEUS TE ILUMINE!

  • FRANCISCO ASSIS  On agosto 29, 2008 at pm:30 pm

    Sabia que Deus tem uma resposta positiva para todas as coisas negativas que nós dizemos para nós mesmos?

    Você diz: Isso é impossível.
    Deus diz: TODAS AS COISAS SÃO POSSÍVEIS PARA QUEM CRÊ. Lucas 18:27

    Você diz: Estou muito cansado.
    Deus diz: EU TE DAREI DESCANSO. Mateus 11:28

    Você diz: Ninguém me ama de verdade.
    Deus diz: EU TE AMO. João 3:16 e 13:34

    Você diz: Não consigo ir em frente.
    Deus diz: MINHA GRAÇA TE BASTA. II Coríntios 12:9; Salmo 91:15

    Você diz: Eu não consigo perceber as coisas.
    Deus diz: EU DIRIGIREI SEUS PASSOS. Provérbios 3:5,6

    Você diz: Eu não consigo fazer isso.
    Deus diz: VOCÊ PODE TODAS AS COISAS. Filipenses 4:13

    Você diz: Eu não sou capaz.
    Deus diz: EU SOU CAPAZ., II Coríntios 9:8

    Você diz: Isso não vai valer a pena.
    Deus diz: ISSO VALERÁ A PENA. Romanos 8:28

    Você diz: Não consigo me perdoar.
    Deus diz: EU PERDÔO VOCÊ. 1. João 1:9 e Romanos 8:1

    Você diz: Não consigo o que quero.
    Deus diz: EU SUPRIREI TODAS AS SUAS NECESSIDADES. Filipenses 4:19

    Você diz: Estou com medo.
    Deus diz: EU NÃO TENHO TE DADO UM ESPÍRITO DE COVARDIA. II Timóteo 1:7

    Você diz: Estou sempre preocupado e frustrado.
    Deus diz: LANÇA TODA SUA ANSIEDADE EM MIM. I Pedro 5:7

    Você diz: Eu não tenho fé suficiente.
    Deus diz: EU TENHO DADO A CADA UM UMA MEDIDA DE FÉ. Romanos 12:3

    Você diz: Eu não sou inteligente suficiente.
    Deus diz: EU TE DOU SABEDORIA. I Coríntios 1:30

    Você diz: Eu me sinto sozinho.
    Deus diz: EU NUNCA TE DEIXAREI, NEM TE DESAMPARAREI. Hebreus 13:5

  • FRANCISCO ASSIS  On agosto 29, 2008 at pm:25 pm

    BELÉM PA, 29 DE AGOSTO DE 2008.
    RENATA, AQUI ABRO A PARENTESE PARA FAZER UM BREVE COMENTÁRIO, ACERCA DESTE ACONTECIMENTO TÃO LAMENTÁVEL! EM PRIMEIRO LUGAR SAIBA QUE DEUS TEM MUITOS PLANOS PARA VC, POIS TE CONCEBEU OUTRA CHANCE DE VIVER, DIANTE DAS CIRCUNSTÃNCIAS DO CRIME, POIS SE ANALISARMOS COM CAUTELA A CHANCE DE VOCÊ SOBREVIVER EM UMA SITUAÇÃO DAQUELA ERAM REMOTAS, PÔS OS DESPAROS FOI A QUEIMA ROUPA , SEM CHANCES ALGUMA DE DEFESA E AINDA COM UMA ARMA DE CALIBRE FORTE. RENATA TBM ACOMPANHEI SUA HISTÓRIA ATRAVÉS DA MÍDIA E FIQUEI ESTARRECIDO COM TAMNHA ATROCIDADE POR PARTE DE SEU PAI E AVÔ ADOTIVO! NÃO SABIA QUE O SER HUMANO TINHA TÃO POUCO VALOR DIANTE DE ALGUMAS PORCARIAS DE BENS MATERIAIS. MAS O QUE IMPORTA RENATE E TODOS NÓS BRASILEIROS OU NÃO, ESTAMOS FELIZES COM A SUA PERSEVERANÇA E O SEU ENFRENTAMENTO DIANTE DE TODAS ESTAS COISAS TÃO DESAFRADÁVEL! SE ME PERMITE TAMBÉM RENATA, GOSTARIA DE DIZER QUE DEUS TAMBÉM TE AGRACIOU COM UMA BELEZA FORA DO COMUM! COM TODO RESPEITO A VC , COMO TAMBÉM A SEUS ENTES QUERIDOS, AFIRMO SEM SOMBRA DE DÚVIDA QUE FAZENDO REFERENCIA AO FILME, DIGO DESDE JÁ, QUE VC NÃO UMA JULIA ROBERTS, MAS É SEM DÚVIDA UMA LINDA MULHER! FIQUE EM PAZ QUE DEUS TE GUARDE E LHE PROTEJA POR ONDE TÚ ANDARES! FCOAOLIVEIRA@BOL.COM.BR

  • FRANCISCO ASSIS  On agosto 29, 2008 at pm:24 pm

    BELÉM PA, 29 DE AGOSTO DE 2008.
    RENATA, AQUI ABRO A PARENTESE PARA FAZER UM BREVE COMENTÁRIO, ACERCA DESTE ACONTECIMENTO TÃO LAMENTÁVEL! EM PRIMEIRO LUGAR SAIBA QUE DEUS TEM MUITOS PLANOS PARA VC, POIS TE CONCEBEU OUTRA CHANCE DE VIVER, DIANTE DAS CIRCUNSTÃNCIAS DO CRIME, POIS SE ANALISARMOS COM CAUTELA, A CHANCE DE VOCÊ SOBREVIVER EM UMA SITUAÇÃO DAQUELA ERAM REMOTAS, PÔS OS DESPAROS FOI A QUEIMA ROUPA , SEM CHANCES ALGUMA DE DEFESA, E AINDA COM UMA ARMA DE CALIBRE FORTE. RENATA TAMBÉM ACOMPANHEI SUA HISTÓRIA ATRAVÉS DA MÍDIA E FIQUEI ESTARRECIDO ,COM TAMANHA ATROCIDADE POR PARTE DE SEU PAI E AVÔ ADOTIVO! NÃO SABIA QUE O SER HUMANO TINHA TÃO POUCO VALOR DIANTE DE ALGUMAS PORCARIAS DE BENS MATERIAIS. MAS O QUE IMPORTA RENATA, É QUE TODOS NÓS BRASILEIROS OU NÃO, ESTAMOS FELIZES COM A SUA PERSEVERANÇA E O SEU ENFRENTAMENTO DIANTE DE TODAS ESTAS COISAS TÃO DESAGRADÁVEIS! SE ME PERMITE TAMBÉM RENATA, GOSTARIA DE DIZER QUE DEUS TAMBÉM TE AGRACIOU COM UMA BELEZA FORA DO COMUM! COM TODO RESPEITO A VC , COMO TAMBÉM A SEUS ENTES QUERIDOS, AFIRMO SEM SOMBRA DE DÚVIDA QUE FAZENDO REFERENCIA AO FILME, DIGO DESDE JÁ, QUE VC NÃO UMA JULIA ROBERTS, MAS É SEM DÚVIDA UMA LINDA MULHER! FIQUE EM PAZ QUE DEUS TE GUARDE E LHE PROTEJA POR ONDE TÚ ANDARES!

  • FRANCISCO ASSIS  On agosto 29, 2008 at pm:20 pm

    BELÉM PA, 29 DE AGOSTO DE 2008.
    RENATA, AQUI ABRO A PARENTESE PARA FAZER UM BREVE COMENTÁRIO, ACERCA DESTE ACONTECIMENTO TÃO LAMENTÁVEL! EM PRIMEIRO LUGAR SAIBA QUE DEUS TEM MUITOS PLANOS PARA VC, POIS TE CONCEBEU OUTRA CHANCE DE VIVER, DIANTE DAS CIRCUNSTÃNCIAS DO CRIME, POIS SE ANALISARMOS COM CAUTELA A CHANCE DE VOCÊ SOBREVIVER EM UMA SITUAÇÃO DAQUELA ERAM REMOTAS, PÔS OS DESPAROS FOI A QUEIMA ROUPA , SEM CHANCES ALGUMA DE DEFESA E AINDA COM UMA ARMA DE CALIBRE FORTE. RENATA TBM ACOMPANHEI SUA HISTÓRIA ATRAVÉS DA MÍDIA E FIQUEI ESTARRECIDO COM TAMNHA ATROCIDADE POR PARTE DE SEU PAI E AVÔ ADOTIVO! NÃO SABIA QUE O SER HUMANO TINHA TÃO POUCO VALOR DIANTE DE ALGUMAS PORCARIAS DE BENS MATERIAIS. MAS O QUE IMPORTA RENATE E TODOS NÓS BRASILEIROS OU NÃO, ESTAMOS FELIZES COM A SUA PERSEVERANÇA E O SEU ENFRENTAMENTO DIANTE DE TODAS ESTAS COISAS TÃO DESAFRADÁVEL! SE ME PERMITE TAMBÉM RENATA, GOSTARIA DE DIZER QUE DEUS TAMBÉM TE AGRACIOU COM UMA BELEZA FORA DO COMUM! COM TODO RESPEITO A VC , COMO TAMBÉM A SEUS ENTES QUERIDOS, AFIRMO SEM SOMBRA DE DÚVIDA QUE FAZENDO REFERENCIA AO FILME, DIGO DESDE JÁ, QUE VC NÃO UMA JULIA ROBERTS, MAS É SEM DÚVIDA UMA LINDA MULHER! FIQUE EM PAZ QUE DEUS TE GUARDE E LHE PROTEJA POR ONDE TÚ ANDARES!

  • CRISTINA ACRE  On agosto 18, 2008 at am:31 am

    OLÁ RENATA!!!!!!!!!

    Sou CRIS ACRE, sobrinha da TIA AUGUSTA; a IARA (mãe e filha)
    me conhecem…..Conheci sua mãe, um Anjo de Pessoa…….
    Fiquei chocada na época, em 2001..mas não soube q. era VC.

    Minha ficha caiu somente esta semana, especialmente ontém (17/08).
    Um grande bjo pra IARA, CLÁUDIA e pra VC…..!!!!!!!

    SUA MÃE É SEU ANJO NO CÉU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    MIL BJOS,

    CRIS ACRE

  • Alberto Apolinario  On agosto 17, 2008 at pm:08 pm

    Parabéns Renata!

    Fico feliz em saber que está bem e feliz com a familia! Tomei conhecimento do caso na época. A Renata deveria voltar ao mercado publicitario paulista. Lamento que por conta destes crapulas ela deva abanonar inclusive sua atuação como publicitária.

    Torço por você! suceso e felicidades! Que Deus continue te abençoando!

  • raquel siqueira  On agosto 17, 2008 at pm:21 pm

    Renata,
    Só te desejo força…
    É muito triste tudo isso que acabei de ler.
    Não sei muito sobre o caso, mas, pelo que li, sua mãe parece ter sido uma pessoa muito especial: muito forte, muito digna, muito correta. Que esse espírito e este legado perdure na sua vida.
    Que o amor e a luz continuem com você e com os seus. E que a justiça seja feita…aqui ou em outro plano.
    Com amor!
    Raquel

  • Lavonerio  On agosto 17, 2008 at pm:47 pm

    O envolvimento do pai, e do avô na tentativa de homicídio da publicitária Renata Archilla, filha e neta, de ambos, de acordo com a acusação do ministério público de São Paulo, pode ser a prova de que a maldade humana não tem limites, pois uma menina inocente e linda, não ameaçava, nem o pai, e nem o avô. Se for constatado, pela justiça brasileira, a autoria intelectual do crime pelo seu genitor e seu avô, que seja um agravante para a condenação. Com isso, revela a realidade cruel da patologia social em que vive a sociedade contemporânea, que pela ganância de ter bens materiais, é capaz de cometer terríveis atrocidades contra o ser humano. Que a nossa justiça seja feita com rigor, e que se os dois acusados forem mesmo, os mentores intelectuais dessa agressão fria e covarde, que sejam condenados e fiquem num presídio de segurança máxima, pois, soltos serão dois grandes monstros, ameaçando cotidianamente, a harmonia da vida em sociedade.
    Lavonério de Lima

  • luciana silva  On agosto 17, 2008 at pm:20 pm

    O que?… Esses dois aí são o próprio lixo atômico. Não há lugar para eles no mundo no meio de seres humanos. Fazer uma monstruosidade dessas com uma pessoa, que além de tudo é do próprio sangue. Imagina o quê farão com quem não é. Vi em outra reportagem que esse avô está com câncer. Pois bem, quando ele morrer, irá levar no caixão, o corpo e a “alma”, ambos apodrecidos pelo câncer: um físico e outro espiritual (mental…), que acabou por contaminar o filho, que abriu mão de sua filhinha para viver o parasitismo físico e moral. Felicidades à Renata! Lembre-se de que o Pai Maior e Todo Poderoso, que você pode contar com Ele a qualquer momento, você tem, que é Deus.

  • José Roberto Simões Lopez  On agosto 17, 2008 at pm:11 pm

    Infelizmente a Renata não é a primeira, nem será a última vítima da ganância, falta de dignidade, decência e princípios morais e éticos por parte de alguns chamados humanos e ensinados pelos filósofos gregos. Este episódio demonstra claramente que o dinheiro não dá dignidade instantânea a quem o detem, pois se assim fosse, todo rico seria digno e a definição de Homem, está longe de ser todo aquele que tem um pênis. Cada um dá de si, o melhor que tem e estes 2 elementos, só tem lixo dentro de si para dar. Devem ter sido escretados e não paridos.
    E quanto a você Renata, que continua linda, inteligente e jovem, tente não se abalar com os fatos, siga em frente em sua vida e faça bom uso do que lhe é de direito, tentando esquecer estes 2 escrotos que representam o pior da espécie humana e não são dignos de uma filha/neta como você. Posso opinar por experiência, pois tenho 54 anos e sou pai de 3 filhos bem vindos ao mundo e avó de 2 netos. Boa Sorte Renata!

  • ana maria  On agosto 16, 2008 at pm:47 pm

    Sabe que admiro a tua postura, após lutas desgastantes e longos sofrimentos, ter a força e a capacidade de dizer que está e se sente inteira e que refez sua vida.
    Só os sábios e os puros de coração assim procedem.
    Quanto a perdões, não nos cabe avaliar e nem falar no assunto. São sentimento pessoais e intransferíveis. Cada um sente e pensa de uma forma peculiar.
    Mas daí eu penso…que esperar de um homem, este tal Renato, pai biológico, que até hoje vive sob a tutela do próprio pai, rico?
    O doce far niente!
    Segue em frente garota! Força! Que seus advogados tomem as precauções devidas para que não delapidem o patrimonio. O que é seu, é seu! por direito e não por favor. O destino, voce saberá dar.

  • josiane matins  On agosto 13, 2008 at pm:54 pm

    Olha, é realmente o final dos tempos. Que barbaridade! Será que esses dois, pai e filho, são feitos de que? Não os classificaria nem como montros, pois ofenderia King Kong, que amou, e esses dois não sabem o significado dessa palavra. Me admira Renata, a vítima, ainda falar em perdão. Nesse caso não existe, nem para Deus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: