A Petrobras assinou acordo para a compra da participação da petrolífera americana ExxonMobil na Esso Chile Petrolera e em outras empresas chilenas associadas. Em nota divulgada nesta sexta (8), a Petrobras diz que a transferência do controle deverá ocorrer no segundo trimestre de 2009, juntamente com o pagamento de cerca de US$ 400 milhões.
O acordo abrange o negócio de combustíveis nos mercados de varejo, industrial e de aviação, que conta com 230 postos de serviços, dos quais 109 próprios, e com cerca de metade dos postos com lojas de conveniência. Engloba ainda a distribuição e venda de combustíveis em 11 aeroportos e seis terminais de distribuição de combustíveis, sendo quatro próprios e dois em joint venture.
A Petrobras compra ainda, na transação, participação acionária de 22% na Sociedad Nacional de Oleoductos e de 33,3% na Sociedad de Inversiones de Aviación. Com o acordo, a Petrobras leva participação nos mercados de varejo e industrial de 16% e 14% respectivamente. Os negócios químicos, de lubrificantes e de produtos especiais da ExxonMobil no Chile não fazem parte do acordo.
“Esta aquisição consolida a presença da companhia no segmento de distribuição de combustíveis na América Latina onde, além do Brasil, a empresa já opera na Argentina, Colômbia, Paraguai e no Uruguai, através de uma rede de cerca de 1.000 postos de serviços”, diz a nota da estatal brasileira.
G1