Ato dos militares no Rio termina com protesto contra tortura


Uma manifestação de estudantes e membros do movimento “Tortura nunca mais” protestaram nesta quinta (7) em frente à sede do Clube Militar, no Rio, onde militares se reuniram no seminário “A Lei de Anistia – alcance e conseqüências”.

Aos gritos de “Tortura nunca mais, pela vida, pela paz”, os manifestantes aguardavam a saída do militar da reserva Carlos Alberto Brilhante Ustra, ex-comandante do Doi-Codi (Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna) do 2º Exército, em São Paulo, no período de 1970 e 1976.

Ustra, que não quis dar entrevista durante o evento, deixou o evento por outra saída, desviando-se do protesto.

Presidente do Clube Militar, o general de reserva Gilberto Figueiredo não poupou críticas ao ministro da Justiça, Tarso Genro. Na opinião de Figueiredo, Tarso quis “lamber feridas que já estavam quase cicatrizando”.

Entre as “feridas”, o general citou o assassinato do prefeito de Santo André Celso Daniel, o escândalo do mensalão, os “dossiês produzidos por aloprados” e “indícios de ligações de membros da cúpula governamental com as Farc”.

“Este último episódio faz lembrar uma estranha afeição dos companheiros do ministro com o seqüestro e seqüestradores, um dos crimes mais infames, ao lado da tortura que o ministro tanto abomina”, disse Figueiredo. Em entrevista ao site G1 na terça-feira, o ministro Tarso genro negou que tenha proposto a revisão da Lei da Anistia:

“O Ministério da Justiça nunca propôs, e não é da sua competência, qualquer ação ou juízo ou qualquer manifestação junto ao Ministério Público para produzir processos contra esses agentes”, disse o ministro.

E explicou: “O que eu disse naquela audiência pública foi simplesmente que o crime de tortura não é crime político, nem aqui e nem nenhum país do mundo. Não pode ser considerado crime político nem no estado de exceção e nem no estado de direito.”

G1

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: