Maceió: Heloísa Helena pode se tornar inelegível


Na eleição para prefeito de Maceió (AL), a disputa mais importante até agora ocorre em torno de uma candidata a vereador.

Explica-se: a candidata em questão é a presidente do PSOL, a ex-senador Heloisa Helena, cuja sorte na eleição pode ter repercussão na sucessão do presidente Lula.

HH foi condenada por sonegação fiscal, decisão já transitada em julgado, e pode ser declarada inelegível, segundo o entendimento de adversários e advogados.

Em Maceió há quem afirme que a ex-senadora desistirá de concorrer à vereança, o que o PSOL desmente categoricamente. Seu nome foi lançado com o objetivo de obter mais de 30 mil votos e assegurar a eleição de pelo menos dois senadores para o partido.

A derrota de uma candidatura a vereador em Maceió poderia ser fatal para os projetos futuros do PSOL e da ex-senadora, que, nacionalmente, obtém um desempenho nas pesquisas que chama a atenção dos presidenciáveis dos outros partidos, inclusive de um fenômeno eleitoral como Lula.

Dependendo do cenário, HH alcançou de 12% (com José Serra, Ciro Gomes e Marta Suplicy na disputa) a 20% (no cenário em que Ciro aparece em primeiro e Aécio Neves em terceiro) das intenções de votos de uma pesquisa do instituto Datafolha realizada em março último.

Lula ficou especialmente impressionado com os 17% que Heloisa Helena teve no Rio, cidade, assim como Brasília, com grande número de funcionários públicos. Na última eleição presidencial, os barnabés foram seduzidos pelo discurso estatista da senadora. Com metade dos votos de HH no Rio, Lula poderia ter evitado o segundo turno contra o PSDB. Nacionalmente a ex-senadora teve 6,85% dos votos válidos, em 2006, o equivalente a 6,5 milhões de eleitores.

Heloisa Helena caiu nas garras do Leão em 2000, quando a Receita Federal expediu uma certidão de dívida ativa e, em 2003, ajuizou um processo de execução fiscal contra ela. Como deputada estadual, Heloisa Helena recebeu rendimentos denominados “ajuda de gabinete” e “ajuda de custo”, mas nunca declarou nada ao Imposto de Renda da Pessoa Física. À época – de 1996 a 1998 -, conta seu advogado, André Maimoni -, fora a própria Heloisa Helena quem chamara a atenção para o fato, mas em vez de declarar ao IRPF, se limitou a prestar contas do uso do dinheiro.

Executada, a ex-senadora recorreu ao Judiciário. Ganhou na primeira instância, em Maceió, e na justiça federal da 5ª Região (Recife), mas a Receita Federal recorreu ao STJ, instância em que a presidente do PSOL sofreu derrotas acachapantes. Para o STJ, tanto a “ajuda de gabinete” como a “ajuda de custo” não eram “remuneração esporádica”, portanto, sem a ” mínima aparência de indenização (…).

Heloisa Helena fez dois recursos ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas não teve sorte. A senadora não fala sobre o assunto, mas é certo que se julga vítima de perseguição política, pois nenhum outro deputado na mesma situação teve igual tratamento.

Valor

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Maria Helena - Ipanguaçu/RN  On fevereiro 12, 2009 at am:43 am

    Em 2010 vamos dar uma surra de ética e moral nos picaretas de Brasilia. meu voto é seu Heloisa Helena e ninguem compra.

  • Maria Helena - Ipanguaçu/RN  On fevereiro 12, 2009 at am:41 am

    Por mais que tentem, não vão conseguir manchar a imagem de uma mulher de luta como Heloisa Helena. Continue assim senadora com vergonha na cara e sugerindo que os caras de paus de Brasilia passe oleo de peroba na cara e tome vergonha para respeitar o povo brasileiro.

  • aylla_ferreira@hotmail.com  On outubro 10, 2008 at pm:46 pm

    titia héloisa vc conserteza ira ganha na outra eleição…
    eu já voto na outra e o meu voto e se ………………….

  • claudir  On outubro 10, 2008 at pm:43 pm

    vc é uma pessoa de virma conte comigo na proxima eleição
    vc concerteza ira ganhar♥♥♥

  • Maria  On outubro 5, 2008 at pm:54 pm

    Heloíse enrrolona!
    voce vai ganha de ruin que é.

  • Anônimo  On outubro 5, 2008 at pm:23 pm

    Heloísa, eu e muitos alagoanos estamos torcendo pela sua vitória!!!!!! Vc DEVE ganhar, uma vez que temos urgência em ter alguém honesto nos representando!!!!!!!

  • gabriela  On outubro 5, 2008 at pm:20 pm

    Heloisa é, seguramente a ultima política honesta deste país, empanturrado de políticos ladrões e sem nenhuma vergonha na cara!!!!!

  • Antonio Carlos  On setembro 30, 2008 at pm:17 pm

    Querida HH:
    Esses auditores e ficais do Tesouro são como aquela praga dos publicanos da época de Cristo, que sempre os condenou.
    Os ascendentes desses sangue-sugas do cidadão contribuinte levaram Jesus à cruz.
    Não esmoreça. O que é deles está guardado: câncer, perda de entes queridos, …
    AC

  • Glêndia Lúcia  On setembro 19, 2008 at am:01 am

    Querida Heloisa, concordo plenamente com o compahnheiro Fernando Ferreira quando este diz que faremos um mutirão para pagar essa tal dívida, e estamos sim, te esperando juntamente com o PSOL para transformar o nosso Brasil.
    Tem mais: pode crer que voce terá uma votação estrondosa para vereadora.Primeiro para calar a boca desses imundos, e segundo porque é a lei da natureza: Como poderia uma pessoa honesta, trabalhadora e MUITO MULHER como você, não ser recompensada por seu trabalho maravilhoso, inclusive agora na atual campanha, onde nós te encontramos sempre na batalha em mercados públicos, ônibus, sinais de trânsito, faculdades e etc?
    ACREDITE,VOCÊ SERÁ RECOMPENSADA PELAS LEIS QUE REGEM O UNIVERSO, TÁ?
    Nós te amamos !

  • Fernando Ferreira  On setembro 3, 2008 at pm:14 pm

    Heloisa, não se abata com está condenação, por incrível que possa parecer, vc é quem levantou a questão com relação a esta dívida tributária, quando do questionamento das verbas de gabinete quando de seu mandato de deputada estadual, se não existe mais para pnde recorrer e se a divida realmente tem que ser paga, vamos fazer um mutirão por este Brasil e pagar esta dívida, que estamos te esperando para transformar este pais.

  • valdeir luiz gonçalves  On agosto 28, 2008 at pm:45 pm

    Olá, companheira,estão querendo manchar a sua imagem,mas para mim,vc continua a Heloisa de antes e de sempre,essa noticias não me convence,a midia sempre procura prejudicar os menos favorecidos,mas como sepre continuo acreditando em vc,e o povo brasileiro tb,e digo mais ,um dia vc será nossa presidente do brasil.Um abraço.

  • Robson Nascimento  On agosto 27, 2008 at am:13 am

    Querida Srª Heloisa Helena: Não se renda ao que estão querendo impor. Não baixe a cabeça, não deixe esses delinquentes humilhar a senhora, seja firme ,forte e valente. Não baixe a guarda, ande de cabeça erguida. A senhora vai vencer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: