EUA podem apreender laptops de passageiros


Os agentes federais dos Estados Unidos poderão apreender laptops e outros aparelhos eletrônicos em suas fronteiras, mantendo-os em seu poder por período indeterminado. A notícia publicada pelo jornal Washington Post surpreendeu a muitos, pois as medidas – que segundo as autoridades servem para prevenir o terrorismo – se aplicam a qualquer pessoa que entrar no país, turistas ou cidadãos americanos.

Segundo o Departamento de Segurança Interna, a apreensão pode ser feita mesmo que não haja suspeita de crime. A determinação foi oficializada em julho, apesar da pressão de grupos em defesa das liberdades civis e relacionados com viagens de negócios. Os grupos criticam o número crescente de laptops, celulares e outros aparelhos digitais tomados de turistas estrangeiros.

A política se aplica a discos rígidos, pen drives, celulares, iPods, pagers e fitas de vídeo e áudio – assim como livros, panfletos e outros materiais impressos, segundo a reportagem. As medidas exigem que os agentes federais tomem medidas para proteger informações e material sigiloso de advogados e seus clientes. E estipulam que qualquer cópia dos dados devem ser destruídas assim que a análise for concluída, já que não há razão para manter os arquivos.

O secretário da Segurança Interna, Michael Chertoff, justificou a medida dizendo que “o contrabando mais perigoso normalmente está armazenado em laptops ou outros aparelhos eletrônicos”, mas afirmou que somente aqueles casos suspeitos serão analisados mais a fundo. Cerca de 400 milhões de pessoas entram nos Estados Unidos todos os anos.

Washington Post

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: