Fusão British-Iberia cria terceiro gigante mundial


A British Airways e a espanhola Iberia estão em negociações para criar a terceira maior companhia aérea do mundo, no que pode formar a base para uma conexão transatlântica de três companhias e desencadear uma nova onda de acordos na indústria.

A empresa britânica afirmou nesta terça-feira que ambas as companhias passarão vários meses discutindo os termos de uma fusão acionária que pode criar uma companhia aérea com valor combinado de 8,4 bilhões de dólares. A nova empresa voará para cerca de 200 destinos e que poderá expandir significativamente a presença da British Airways no crescente mercado latino-americano.

Notícias sobre as negociações fizeram as ações da Iberia disparar 21 por cento, enquanto a BA se valorizava em 6 por cento.

O grupo combinado terá receita de 16,5 bilhões de euros –sendo cerca de 60 por cento disso vindo da BA– aproximadamente 450 aeronaves e maior capacidade de competir com as rivais Air France-KLM e Lufthansa.

A BA tem sido acionista da Iberia desde sua privatização, há quase 10 anos, e detém 13,5 por cento do grupo espanhol. A Iberia possui 2,99 por cento de participação direta na BA.

A British Airways afirmou que ambas as partes estão confiantes de que haverá aprovação de um acordo por parte de autoridades de defesa da concorrência. A empresa acrescentou que a União Européia já permitiu que as duas companhias cooperem abertamente e que os órgãos reguladores espanhóis e franceses reagiram positivamente à notícia sobre uma possível fusão.

A BA e a Iberia controlarão cerca de 45 por cento dos slots de pousos e decolagens no aeroporto britânico de Heathrow, centro de vôos entre Europa e os Estados Unidos.

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: