Google lança concorrente para Wikipedia



O maior site de buscas na Internet, Google, lançou a enciclopédia on-line Knol para competir com a líder do setor, a Wikipedia, que se mantém como um dos sites mais visitados do mundo.

O novo serviço, apelidado de “Knol” em alusão ao vocábulo inglês “knowledge” (“conhecimento”), é grátis e está disponível na Internet desde quarta-feira à noite.

Diferentemente da Wikipedia, que permite a qualquer internauta fazer mudanças em sua base de dados, o Google manterá a autoria do artigo, seja com a assinatura de um indivíduo, ou de um grupo de pessoas responsáveis pelo conteúdo.

“É sua voz, sua opinião. Cada ‘knol’ terá um autor, ou grupo de autores, que porão seu nome para respaldar seu material”, explicaram o gerente de produtos do Google, Cedric Dupont, e o engenheiro de sistemas Michael McNally, em nota divulgada no site.

Enquanto que a Wikipedia confia na “sabedoria popular” e parte do princípio de que aqueles que dominam um tema irão corrigir, rapidamente, as informações inexatas, ou erradas, na versão do Google, apenas o autor poderá habilitar outras pessoas para contribuir com os conteúdos que levam sua assinatura.

A maioria dos “knols” publicados hoje no se refere a doenças, mas também a curiosidades, como sugestões para desentupir o vaso sanitário, ou melhorar a capacidade de liderança.

Da AFP Paris

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: