Governo vai estimular partos normais no País


A partir de dezembro, grávidas que optarem pelo parto normal terão direito a um pacote de vantagens oferecido pelo governo, como acompanhante antes, durante e depois da realização do procedimento, quarto com banheiro e, no máximo, duas gestantes por quarto. Caso haja indicação médica ou opção da paciente pela cesárea, não há obrigação de cumprimento da regra.
A medida está prevista em resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) com regras para incentivar a humanização do parto.

O texto estabelece também que os hospitais a serem construídos, ampliados ou reformados deverão adequar suas estruturas. O local também deve possibilitar que o bebê fique permanentemente em companhia da mãe, a não ser que haja indicação médica contrária. As regras abrangem tanto os estabelecimentos de saúde públicos como os privados. No entanto os hospitais que não forem passar por uma obra ou ampliação não estão obrigados pela resolução a se adequar a essa exigência.

O texto estabelece que, ao realizar o parto normal, a mulher poderá escolher a melhor posição -deitada ou de cócoras, por exemplo-, desde que não haja impedimento clínico.

Para monitorar o cumprimento da resolução, haverá uma avaliação semestral dos serviços de saúde, baseada na taxa de cesáreas, de mortalidade materna e de morte de crianças após o parto.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou que as novas exigências para maternidades são um estímulo ao aumento nos índices de parto normal. Segundo a pasta, 43% dos partos realizados em 2007 foram por cesariana.

O percentual é significativamente maior entre as usuárias de planos de saúde -80%, contra 31% registrados no SUS (Sistema Único de Saúde). A OMS recomenda índice de 15%.

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • maria  On novembro 3, 2009 at pm:44 pm

    quem teve essa ideia so pode ter sido homem porque qualquer mulher que ja teve um parto normal não concordaria com essa ideia

  • fatima severo  On outubro 14, 2009 at pm:35 pm

    eu acho muito bacana a mulher ter seus filhos de parto normal…eu quero ganhar o meu bebe de ´parto normal em fevereiro se tudo der certo…

  • alessandra  On setembro 19, 2009 at pm:20 pm

    nao sei se vigora

  • cleonice  On abril 10, 2009 at pm:54 pm

    acho maravilhoso q toda mulher tivesse seus filhos parto normal
    acho a cesariana um massacre a mulher.
    eu ñ teria ou faria parto cesariana jamais.

Deixe um comentário