Telefonemas fixos mais caros a partir de quinta


– Agência Nacional de Telecomunicações autoriza reajuste de 3,01% nas ligações para destinos próximos e de até 9,8% nos interurbanos

A partir de quinta-feira as ligações por telefone fixo, para outro fixo ou móvel, ficarão 3,01% mais caras em Brasília. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou ontem o reajuste para o setor e apenas a área da Oi (ex-Telemar) teve índice de 2,76%. Nas demais — Brasil Telecom, Telefônica, CTBC e Sercomtel — prevalece o percentual maior.

Para o consumidor, a mudança vale a partir de quinta porque os novos valores só podem ser cobrados 48 horas depois da divulgação, pelas operadoras, das novas tabelas corrigidas conforme autorizou a Anatel. O aumento de 3,01% vale para a assinatura e para o minuto de ligação do plano básico.

O índice, porém, pode chegar a 9,68% nas chamadas de longa distância, pois esse serviço tem tarifas diferenciadas por horário e, como o nome sugere, distância. O percentual de 3,01% vale para a média da cesta de tarifas. Caso a operadora decida aumentar mais a chamada de um determinado horário, terá que compensar em outros. O aumento chega, também, aos telefones públicos. O valor do crédito para uso do orelhão passou de R$ 0,11 para R$ 0,12, inclui impostos e contribuições e representa uma correção de 2,53%. Vale para todo o território nacional.

O reajuste da telefonia é calculado com base no Índice de Serviços de Telecomunicações (IST), apurado nos últimos 12 meses, que no período foi medido em 4,46% e ficou abaixo da inflação oficial (IPCA, do IBGE), de 5,58%. Sobre ele, no entanto, incide um redutor de produtividade — como se as empresas dividissem parte dos ganhos com os clientes. Chamado de Fator X, o redutor foi de 1,621% para a Oi e de 1,386% para as demais.

Segundo o gerente de Tarifas e Preços da Anatel, Wanderlei Campos, a agência não aprovou reajuste para as tarifas da Embratel porque a empresa não entrou com pedido na agência.

CB/Anatel

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: