FMI aumenta previsão de crescimento do Brasil


O Fundo Monetário Internacional aumentou a expectativa em 0,1 ponto percentual a previsão de crescimento da economia brasileira para este ano. Segundo relatório divulgado nesta quinta-feira, a probabilidade é de que o Brasil cresça 4,9% em 2008, contra os 4,8% da previsão apresentada em abril. Para 2009, a previsão de crescimento do país ficou em 4%. O número está acima do global projetado para o ano: 4,1%; no relatório anterior, o FMI previa aumento de 3,7%. O crescimento das economias em desenvolvimento está projetado para cair dos 8% registrados em 2007 para 6,9% em 2008 e 6,7% em 2009. A previsão de inflação aumentou para 9,1% em 2008 e 7,4% em 2009 e, para os países desenvolvidos, é de 3,4% neste ano e 2,3% em 2009. O FMI aponta que o aumento dos preços das commodities e da energia impulsionaram a inflação nas economias em desenvolvimento. Diz ainda que a inflação cresce tanto em economias avançadas quanto nas emergentes por causa da alta dos preços dos alimentos e dos combustíveis.

Segundo o FMI, a elevação se deve a condições climáticas e ao forte crescimento da demanda, inclusive por causa dos biocombustíveis. O economista Clodoir Vieira avalia que esta é uma preocupação mundial. Nesta quinta-feira, teve destaque também a queda da Bovespa impulsionada pelas ações da Vale do Rio Doce e da Petrobras.

O economista Clodoir Vieira faz uma previsão do comportamento da Bovespa a curto e médio prazo. O analista de siderurgia e mineração, Carlos Kochenborg, também acredita na recuperação da bolsa de valores.

JP

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: