Surge a Universidade da Fronteira gaúcha


O presidente Lula assinou ontem (16/07/08) projeto de lei criando a Universidade Fronteira do Sul (UFFS), que será encaminhado ao Congresso. A instituição deverá beneficiar 3,7 milhões de habitantes do Norte do Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná.


A expectativa é criar 30 novos cursos e atender cerca de 10 mil estudantes de graduação, mestrado e doutorado. Os cursos devem abranger as áreas de tecnologia, agricultura familiar, licenciatura e saúde popular. A intenção é promover o desenvolvimento da região, atender aos municípios que possuem baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e ajudar o processo de integração dos países do Mercosul.
A UFFS funcionará com estrutura multicampi.

Sua sede será em Chapecó (SC) e inicialmente terá quatro campi: em Cerro Largo e Erechim, ambos no Rio Grande do Sul; e nos municípios de Laranjeira do Sul e Realeza, Sudoeste do Paraná. Serão necessários 500 professores, 108 técnicos administrativos de Nível Superior e 232 de Nível Médio para o pleno funcionamento da universidade. Para o custeio e o pagamento de salários, é estimado investimento anual de R$ 194,5 milhões.

MEC

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Lula Burro  On abril 14, 2009 at pm:51 pm

    PALHAÇAAAADA UNIVERSIDADE POLITICA, NAO VAI DURAR EM FUNCIONAMENTO, NUNCA TERA O PRESTIGIO DAS OUTRAS FEDERAIS, E MUITO MENOS A QUALIDADE DE ENSINO DAS MESMAS

  • otaviano de oliveira filho  On abril 6, 2009 at pm:44 pm

    Penso que é muito interessante a proposta de criação da Universidade Fronteira do Sul para o ensino superior no Brasil e, principalmente, para a região Sul do Brasil – Parabéns a todos por esta Vitória na Educação Superior Brasileira.
    Gostaria de obter mais informações sobre o processo de seleção para professores…

  • Daniel  On março 25, 2009 at pm:03 pm

    Ja sabem se os cursos já foram escolhidos?

  • Pedro  On fevereiro 27, 2009 at pm:51 pm

    é UFFS e a reitoria fica em Chapecó – SC, com campus em Cerro Largo RS – e Laranjeiras do Sul – PR – e ainda sao previstos mais dois campus um em Erechim RS e outro em Realeza – PR.

  • Lidiane  On janeiro 15, 2009 at am:07 am

    É UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL e não da FRONTEIRA GAÚCHA, inclusive porque sua sede é em uma das principais cidades CATARINENSES.

  • Wagner Mateus  On agosto 27, 2008 at am:40 am

    Uma otima ideia, espero que possam ser criadas outras, como por exemplo, na minha região, a norte, uma fronteira bastante concorrida!

  • Jorge Luiz Russo Boemeke  On julho 29, 2008 at pm:13 pm

    Mais uma Universidade, precisou depois de 500 anos, um operário assumir a Presidência da República, para que o ensino básico e superior tivessem vultuosos investimentos. Parabéns povo brasileiro, nós votamos bem. Lula de Novo em 2010.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: