O governo federal resolveu acertar as contas com o passado e está decidido a quitar uma dívida histórica com o funcionalismo. Até o fim deste ano, todos os demitidos durante o governo Collor terão a chance de voltar ao trabalho. A Comissão Especial Interministerial (CEI), responsável pela análise dos pedidos de anistia, passou por modificações estruturais, ganhou novos integrantes e melhorou sua produtividade.
Até hoje, 14 mil servidores bateram à porta da comissão. Na CEI, de janeiro a junho deste ano, 3.175 pedidos foram analisados. Restam 11,4 mil. O número total de desligamentos feitos no início da década de 1990, no entanto, é desconhecido. Associações de ex-servidores e sindicatos acreditam que entre 25 mil e 40 mil pessoas deixaram a administração pública naquele período.
O trabalho é minucioso. Em salas cedidas dentro do edifício-sede do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), um grupo de técnicos, estagiários e advogados se debruça sobre fragmentos da vida profissional de milhares de brasileiros que tiveram de entregar o crachá e esvaziar as gavetas. Com o aval da comissão, e dependendo da necessidade e do orçamento, os órgãos podem convocar os servidores a qualquer momento.
Luciano Pires/CB
Comentários
Assunto: Reintegração de Militar do Exército demitidos no Governo Collor.
________________________________________
Prezados colegas,
Gostaria de saber se alguém sabe sobre a Lei 8878/94 – anistiados do Governo Collor, tratados demitidos entre 02/02/1987 à 02/02/1991…
Para serem reintegrados, anistiados…
Será que esta Lei abrange também os Militares como eu?! Fui afastado, na época eles diminuirão o tempo de 9 anos e meio para 4 anos e meio, fui pego como muitos, de surpresa, além de gostar do meu trabalho no Exército, fui prejudicado financeiramente, já que não estava preparado para trabalhar aqui fora!
Enfim se alguém puder me orientar, tiver alguma notícia de algum colega daquela época que conseguiu reintegrar, ficarei muito agradecido!!
Abç. Jorge.
E-mail: jm3000@oi.com.br
Meu pai era militar e foi demitido nesse período do Governo Collor, sem justa causa. Qual o procedimento para que ele pleiteie sua reintegração ao exército?
Meu irmão foi militar e demitido durante o governo Collor, neste caso ele tem direito a reintegração qual seria o procedimento?
Meu irmão foi militar e demitido durante o governo Collor, neste caso ele tem direito a reintegração qual seria o procedimento?
UMA VERGONHA A CONAB DO RN. ME DEMITIL MESMO EU SENDO DEFICIENTE FÍSICO. HOJE ESTOU TRABALHANDO EM EMPRESA PRIVADA E COMO *PNE. GRAÇAS ADEUS. PASSEI A ANOS DESEMPREGADO. ISTO É UMA VERGONHA. MEU TEL.:3 662 8231 /8865 2160. PRECISO DE UM AJUDA.
Bom dia, gostaria de saber se tenho direito a reintegração. pois fui militar e fui exonerado durante o gov, Collor em 1991, por favor me deem alguma informação. desde já agradeço.
em nome de jesus me dê alguma infgormação do andamento do meu processo de anistia, fui servidor daCONAB_RN e até hoje vivo na expectaitiva desse retorno.
desde já fica os meus sonceros agradecimentos
flavio
ola tudo bem eu estive no sintrasef no rio de janeiro, e um homem,que está de frente desse caso me falou que eu não tenho direito em voltar,por não ter dado entrada na anistia de 1994 só dei entrada em 2004 esse rapaz me tratou muito mau,peço-lhe que me mande algumas orientações. obrigado williams elias.
estou com meus documentos em brasilia na cei aguardando o julgamento; pois trabalhava no arsenal de marinha do rio de janeiro. o que devo fazer,me oriente.