Farc acusam guerrilheiros de traição


As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) acusaram ontem de traição os carcereiros de Ingrid Betancourt e dos outros 14 reféns da guerrilha resgatados há duas semanas por militares colombianos. “A fuga dos 15 prisioneiros de guerra, no dia 2 de julho, foi conseqüência da desprezível conduta de César e Enrique, que traíram seu compromisso revolucionário e a confiança depositada neles”, afirma a guerrilha em seu primeiro comunicado desde a chamada Operação Xeque, que libertou os reféns.

César é o codinome do guerrilheiro Gerardo Aguilar e Enrique, de Alexander Farfán. Ambos foram capturados pelo Exército na operação. No texto do comunicado, divulgado no site da Agência Bolivariana de Notícias, a guerrilha reitera sua vontade de chegar a um acordo humanitário com o governo colombiano e alerta que a insistência de Bogotá em tentar resgatar militarmente os reféns pode pôr a vida deles em risco.

Segundo a versão oficial, César e Enrique foram enganados pelo Exército. Eles teriam colocado os reféns num helicóptero das Forças Armadas porque uma farsa teria feito os rebeldes acreditarem que esse helicóptero pertencia a uma organização humanitária que levaria os cativos até o líder máximo da guerrilha, Alfonso Cano. Jornais suíços divulgaram que os dois guerrilheiros teriam recebido US$ 20 milhões pelos reféns, mas Bogotá negou a versão. Nesta semana, os EUA pediram a extradição dos dois rebeldes.

Fortalecido pelo sucesso da Operação Xeque, o presidente colombiano, Álvaro Uribe, reuniu-se ontem com o venezuelano Hugo Chávez em Punto Fijo, no nordeste da Venezuela. Os dois líderes discutiram um projeto agroindustrial binacional, a construção de um gasoduto e de uma ferrovia e as oportunidades de negócios entre a PDVSA e a colombiana Ecopetrol. Chávez havia congelado as relações com Bogotá em março, após a Colômbia atacar um acampamento das Farc no Equador.

EFE

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: