“Juiz malvado” para uns e herói para outros


Ele já foi chamado de “juiz malvado” pelo advogado do ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira – condenado a 21 anos de cadeia. Seu gabinete é conhecido pelos advogados como “câmara de gás”. Quem pára ali se dá mal.

A relação de famosos presos por sua ordem inclui, além de Edemar Cid, o empresário Ricardo Mansur, o doleiro Toninho da Barcelona, o megatraficante Juan Carlos Ramirez Abadia e, desde a última quarta-feira, os banqueiros Daniel Dantas e Naji Nahas, e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta. O magnata russo Boris Berezovsky, acusado de ser um investidor oculto do Corinthians, deu o pé do Brasil para escapar de suas investigações.

Quem é ele?

É o juiz Fausto Martin De Sanctis, 43 anos, da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo (foto acima). Que mandou, hoje, novamente para a cadeia Daniel Dantas horas depois de o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, ter concedido liminar em um pedido de habeas-corpus que libertou o banqueiro.

Para decretar a nova prisão de Dantas, Fausto Martin se valeu do depoimento de Hugo Sérgio Chicaroni, um dos detidos na operação Satiagraha da Polícia Federal. Hugo confirmou que Dantas tentara subornar um agente da PF para escapar da ação da polícia.

Fausto Martin De Sanctis se especializou em crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e em lavagem de valores.  E parece não temer ninguém. Escreveu os livros: Direito Penal Tributário – Aspectos relevantes (2006), Punibilidade no Sistema Financeiro Nacional – Tipos penais que tutelam o Sistema Financeiro Nacional (2003), Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica (1999) e co-autor de Mulher e direito penal (2007) e Lavagem de dinheiro – Comentários à Lei pelos juízes das Varas Especializadas (2007).

É apenas um juíz que se diz empenhado em cumprir lei, independente da patente do julgado. Coisa rara, pois não.

Gustavo Noblat

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • nkk  On outubro 26, 2012 at pm:54 pm

    nnnnm

  • Renan  On dezembro 2, 2009 at pm:41 pm

    Que ele se limite a cumprir apenas o seu papel e não se precipite ao lugar do Juiz de juízes e insulte o seu povo.
    “Mutilado religioso e incapaz de pensar por conta própria…” – com todo o respeito…. Aqui na terra o senhor pode pensar ser alguma coisa, mesmo assim não o seria se dos céus não lhe fosse dado este direito.
    Mais uma vez senhor De Sanctis: Faça apenas o seu trabalho para sociedade, pois o que passar disso o senhor terá de prestar conta perante Aquele que tem o poder de levantar reis e de abatê-los

  • marcos  On maio 14, 2009 at pm:03 pm

    É TEM QUE GANHA MUITA GRANA PRA DERRUBA ESSE CAMBADA DE POLITICO :

  • Samyr Bene Chales  On julho 16, 2008 at am:48 am

    Parabens,
    Este cara e corajoso de verdade.

  • Andresa Fernandes  On julho 13, 2008 at pm:59 pm

    É DE PESSOAS COMO O JUIZ FAUSTO MARTIN DE SANCTIS QUE O BRASIL PRECISA!!! PARABÉNS, VOCÊ É UM EXEMPLO PARA O NOSSO PAÍS!!! JÁ O MINISTRO GILMAR MENDES…. PREFIRO NÃO COMENTAR… É UMA VERGONHA!

  • Renato  On julho 12, 2008 at pm:34 pm

    PARABÉNS À POLÍCIA FEDERAL E AO JUIZ FAUSTO MARTIN DE SANCTIS!!!

  • Lauro de Almeida  On julho 11, 2008 at pm:31 pm

    O Juiz Fausto está de parabéns. Não aguentamos mais tanta corrupção patrocinada por altos figurões da república. É por atitudes como estas e pessoas assim que ainda podemos acreditar no país. O Supremo Presidente envergonha a alta cúpula do Judiciário quando reclama de eventos colaterais de investigações. Sabemos que o Juiz deve apenas se expressar nos autos e não em publico. E quando se expressar deve se expressar contra os bandidos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: