Morador de rua passa em concurso do Banco Brasil


Enquanto vivia de fazer bicos e pedir esmola, Ubirajara Gomes da Silva, de 27 anos, passou quase um ano carregando pelas ruas do Recife uma folha de papel dobrada com o comprovante de classificação no concurso do Banco do Brasil.

Neste mês, foi convocado para assumir o cargo de escriturário, cujo salário inicial é de R$ 942,90, mais gratificação de 25%.

Silva ficou na 136ª posição, entre 171 classificados para trabalhar no Recife. A aprovação no concurso não significa apenas um emprego para ele. Morador de rua há 12 anos, Silva finalmente vai realizar o desejo de ter um lar.

O concurso teve mais de 19 mil candidatos inscritos. A prova, realizada em agosto do ano passado, tinha 150 questões – ele acertou 116. Mas antes de tentar entrar no Banco do Brasil ele já havia prestado quatro concursos nos últimos dois anos – sempre para o cargo de auxiliar administrativo, de nível médio.

Silva diz que fugiu da casa onde morava com a avó materna e quatro irmãos aos 15 anos. Ele estava na 6ª série, em 1995. Em 2001, decidiu voltar a estudar e recebeu diploma de ensino médio após ser aprovado no supletivo.

Há até alguns dias atrás, Silva vivia na esquina da rua da Amizade com rua das Pernambucanas, no bairro das Graças, perto da região central de Recife. Agora, um amigo que ele conheceu pela internet ofereceu abrigo em sua casa.

Esse mesmo amigo, que também passou em um concurso público, mas ainda não foi chamado, pagou a parte de uma dívida de Silva para limpar o nome dele no SPC, uma das exigências para assumir o cargo.

De acordo com o Banco do Brasil, Silva assumirá o cargo de escriturário no dia 7 de julho, no Centro de Operações do BB, localizado no bairro Recife Antigo. Silva afirma que fará cabelo e barba e irá vestido com a roupa nova que ganhou de amigos.

G1

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Elinne Mara  On junho 20, 2009 at pm:47 pm

    Eu,, Elinne Mara Alves dos Reis/CPF nº01116652218.
    Lilian Estacia Alves dos Reis/CPF nº01212380240.
    Preciso do endereço e local da prova do concurso banco brasil na cidade de Ji Parana-ro dia 21 de Junho de 2009.
    Brigada….

  • gilberto f. machado  On fevereiro 28, 2009 at pm:11 pm

    Ubirajara,, sua história é muito, importante para muitos brasileiros,
    que não tem pessistencia na vida.. você é o segundo maior exemplo
    de vida para 180 milhoes de brasileiros. outra imagem de pessoa é senhor
    presidente. lular inacio da silva.. suas histórias são de mutas motivações
    para quem desejar alcançar afelicidade de ter um objetivo. parabêns

  • Edilson Alves  On fevereiro 18, 2009 at pm:43 pm

    Parabens
    Voce e exemplo para muitos que falam em depressão, que Deus nao o ajuda, voce e motivador, persistiu e foi atras de seus sonhos.

    Grande vencedor, exemplo e lição de vida

  • Juliana  On agosto 20, 2008 at am:13 am

    Tive o Prazer de conhecer Ubirajara pessoalmente, ele para mim é um exemplo de vida, uma motivação para aquelas pessoas que desiste dos seus sonhos, por que acham que não vão conseguir realizá-los. É como diz o ditado “Quere é poder” é através das dificuldades que vem as oportunidades. Parabéns Ubiraja.

  • MÁRCIO  On julho 17, 2008 at pm:36 pm

    Tenho certeza que o Excelentíssimo ministro Gilmar Mendes deve aprender com esta pessoa suas técnicas de estudo, para ser reconhecido por seu conhecimento jurídico e não por sua influência política.

  • Débora da Silva  On julho 16, 2008 at pm:08 pm

    nem sei o q dizer…
    parabéns e que Deus continue o abençoando, hoje e sempre

    continue se esforçando…:)
    “quem cedo madruga, Deus ajuda”.
    xau xau

  • JoãoMaria Andarilho Utopico.  On julho 14, 2008 at pm:28 pm

    E tem gente que ainda duvida da educação há distância. E o auto-estudo.

  • Gerson Bezerra  On julho 5, 2008 at am:38 am

    Espetacular!!!! isso é lição de vida.

  • Carlos de Albuquerque  On junho 30, 2008 at am:03 am

    Nossa!!!!!!!!!! Quando ele citou esse trecho da canção de Cazuza, em uma outra matéria, me arrepiei e quase choro, pois também a uso. Ele tem pensamentos e dificuldades bem parecidas com a minha. Também MORO NA RUA e muito do que ele disse me indentifiquei também. Eu, no meu caso, tenho ambições bem maiores que ele, mas chegarei lá. Quando fala de leis e regras nas ruas, também as confirmo. Na rua vacilou, morre!!!! E morre feio. Parabéns ao Ubirajara, que heroicamente nos representa. Porém devo pontuar, que isso não é motivo de orgulho pra este país e esta sociedade, pois ele com seu grande triunfo, mostra o quanto burro e ignorante são nossos políticos, que são incapazes de perceber que perder grandes mentes por negligência é um grande prejuízo pra todos nós. Valeu grande herói que nos representa da melhor maneira!!!!! Um outro detalhe é que, ele, ao passar no concurso, mostra que enclausurar as pessoas em sonhos alheios, em geral, dos país, leva muitas pessoas a revoltas muitas vezes agrecivas e decadentes. Por tanto, pessoas da “sociedade”, realize seus sonhos, e não atinja metas que não são suas. Se quer ser Advogado (a) por exemplo, não faça faculdade de medicina, só porque a sua família é tradicional nessa área. Faça, literalmente, Direito, e seja feliz, fazendo o que ama e consequentemente, se tornando grande profissional de inspiração. É isso que buscamos nas ruas… A liberdade de tomar a direção que desejamos, e poder fazer isso sem pressões e distorções.

    Abraços, sucesso e felicidades a Ubirajara
    O nosso grande representante das ruas…
    ————————————————————–

    Eu sou Carlos de Albuquerque
    O Mendigo Mendicante Brasileiro
    http://www.carlosdealbuquerque.com

  • Anônimo  On junho 29, 2008 at pm:28 pm

    deus abençoe a todos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: