O governo britânico estuda exigir visto de entrada para alguns países, entre eles o Brasil. Segundo a edição de quinta-feira (12) do jornal “Financial Times”, o governo inglês deu um ultimato a 11 países para que deixem de “abusar” do privilégio de não precisar de vistos para entrar no país.
Entre os países da lista estão: Brasil, Bolívia, Malásia, África do Sul, Botsuana, Namíbia, Venezuela, Trinidad e Tobago, Lesoto, Suazilândia e Ilhas Maurício.
Segundo estimativas, cerca de 150 mil brasileiros vivem atualmente em Londres. Dentro do próprio governo britânico, já há quem alerte que a medida pode ter repercussões negativas aos interesses comerciais da Inglaterra no Brasil. Londres está dando seis meses para que os países cheguem a um acordo para acabar com os abusos na imigração.
O Home Office britânico disse que “ainda avalia” quais países precisariam do visto. O Itamaraty disse que adotará a reciprocidade se houver a exigência para brasileiros.
G!
Comentários
Caro Rodrigo
Estive em Londres em novembro de 2007 e passei pelo mesmo procedimento que você passou. O problema é que você confundiu rigor com chatice. A notícia acima em epígrafe ainda mostra que não é o bastante. Sem falar que, com o visto você NÃO TEM ENTRADA AUTOMÁTICA PERMITIDA. Passa-se por todo o processo novamente.
O atual ministro das Relações Exteriores nada faz e não se pronuncia. E se adotar a reciprocidade é porque não há o que dizer. Afinal, o que se tem a dizer contra os numeros? Eles dizem que Brasileiros lideram a lista de deportados do Reino Unido…
Estive semana passada em Londres, e na hora de apresentar meu passaporte brasileiro o cidadão que trabalha no aeroporto fez tantas perguntas sobre minha semana em Londres, que quase virei as costas e voltei para o Brasil.
Como são chatos! Alias cheguei no hostel e ao comentar com outros brasileiros, tiveram a mesma conclusão. Mas por fim o meu carimbo saiu de 6 meses.
Pelo menos se for obrigatorio o visto, depois de 14 horas de viagens não vai ter nenhum chato fazendo 1001 perguntas.