Jovens internados por dependência de internet


Dois adolescentes da cidade de Lleida, na Catalunha, estão fazendo terapia para se recuperarem de uma dependência de aparelhos celulares e internet.

Com 12 e 13 anos, os jovens estão em tratamento no Centro de Saúde Mental infantil de Lleida. “Eles chegaram aqui pela sua dependência do Messenger, mas vimos que também eram dependentes do celular”, declarou Maite Utgés, diretora da instituição.

O tratamento durará “pelo menos dois anos” e tentará combater os problemas apontados como causa do insucesso escolar dos adolescentes, que usavam a tecnologia sem nenhum controle por parte dos pais, segundo a instiruição.

O centro de Lleida já ajuda cerca de 20 crianças com os mesmos sintomas, que usam o aparelho de celular entre cinco e seis horas por dia. “Quando atingem tais níveis de dependência, não é fácil deixar de repente”, explica Maite.

A terapia também envolve os pais, com recomendações para tentar mudar os hábitos vigentes nas famílias. Especialistas defendem que os jovens não deveriam ter celular até completarem 16 anos.

José Martínez Raga, especialista em dependências, admite que esta pode ser “a ponta do iceberg” de um problema crescente não só na Espanha, mas em todos os países desenvolvidos, em que a tecnologia é cada vez mais utilizada por pessoas cada vez mais jovens.

IOL Diário.

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • word  On outubro 2, 2008 at pm:59 pm

    Isso é coisa de loko…

    Se o filho ta viciado é só o pai kaga o filho bem de pau q o vicio sai na hora…hahaha(adoro espancar meus filhos).
    Mas o pai tenque pater pra marcar mesmo….

    essa é a minha dka para quem tem vicios ….

  • Julia  On julho 11, 2008 at am:10 am

    Achei muito interessante o caso desses adolecentes… Tambem tenho 13 anos eu era viciada, mas minha mae me ajudou perder o vicio e sei como hoje e dificil perder o vicio… Mas acho que pro adolencente ficar viciado metade da culpa e dos pais por ano impor limites neles e tambem eles por nao ter noção o quanto eles devem ficar na internet… Se eles soubessem manerar ou botar um horario, quem sabe eles mesmo nao mudariam sozinhos?? Mas isso parte da propria pessoa em querer largar.

    Bom ai esta meu conceito sobre o vicio da internet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: