Roubadas obras de Picasso, Di Cavalcanti e Segall


Duas gravuras do pintor espanhol Pablo Picasso, uma aquarela do brasileiro Lasar Segall e um quadro do brasileiro Di Cavalcanti, que estavam expostos na Estação Pinacoteca, no centro de São Paulo, foram roubados por volta de 12h desta quinta-feira (12).

http://n.i.uol.com.br/ultnot/0806/12lasar.jpg

Segundo a Secretaria de Estado da Cultura, três homens armados invadiram o local, renderam funcionários e levaram os quatro quadros. As obras, avaliadas em um total de R$ 1 milhão, estavam expostas no segundo andar do prédio, que permanecerá fechado até amanhã.

Os obras levadas pertencem à Fundação Jose e Paulina Nemirovsky. São elas: guache sobre cartão “Casal” (1919), de Lasar Segall, gravuras “O pintor e seu modelo” (1963) e “Minotauro, bebedor e mulheres” (1933), de Pablo Picasso; e a pintura “Mulheres na Janela” (1926), de Di Cavalcanti.

Desde maio de 2006, a coleção estava exposta na Estação Pinacoteca junto a outras 117 obras da Fundação Nemirovsky. A exposição destacava quadros do modernismo feitos por artistas como Cândido Portinari e Tarsila do Amaral.

A Estação, vinculada à Pinacoteca, já abrigou o Dops (Delegacia de Ordem e Política Social) e hoje recebe exposições temporárias. As imagens foram gravadas pelo circuito interno de TV e a polícia pretende fazer um retrato falado dos homens.

Masp

Em 20 de dezembro de 2007, três ladrões furtaram duas obras do Masp (Museu de Arte de São Paulo). Os quadros “O Lavrador de Café” (1939), de Candido Portinari, e “Retrato de Suzanne Bloch”, de Pablo Picasso (1904) foram levados durante a madrugada em uma ação que durou apenas três minutos.

Quatro envolvidos no crime foram presos. As obras foram encontradas pela polícia, doze dias após o crime, em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo.

Uol

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Anônimo  On março 7, 2009 at pm:50 pm

    nossaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    nao vi nada de mais !!!!!!

  • Anônimo  On dezembro 15, 2008 at am:31 am

    qual é o nome da obra roubada de di cavalcanti

  • Raíssa  On junho 16, 2008 at am:37 am

    qual obra de tarsila do amaral foi roubada do MASP?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: